Exposição Atravessar o Presente

Início: 19/11/202215:30 | Término: 25/11/202200:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

Na retomada de atividades educacionais e culturais proporcionadas pelo avanço da vacinação,  a exposição “Atravessar o Presente” traz a comunidade acadêmica para uma reflexão sobre as emergências sociais atuais. Buscando destacar o potencial crítico das artes, design e arquitetura, a programação tem como objetivo relembrar o papel dos museus e instituições de ensino como vocacionados para debater a esfera pública.

Com críticas ao modelo vigente de cidade, o evento ocupa locais de convivência comum da universidade. Assim, desenvolve seus trabalhos e expõe suas instalações por todo o espaço da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Uerj, à qual o grupo de pesquisa e extensão organizador, o Cultura Urbanismo Resistência e Arquitetura (Cura), está vinculado.

A mostra artística acontece de 28 de outubro a 25 de novembro. A centralização das atividades culturais em regiões privilegiadas, o design como ferramenta de politização, e a ampliação do acesso ao pensamento tecnológico são alguns dos temas desenvolvidos ao longo do evento, que juntos apontam para as críticas ao atual modelo de poder e sociedade.

A mesa de abertura, Design e Arquitetura no limiar da cultura, será realizada no dia 28, às 15h30, e para participar é necessário se inscrever pelo formulário on-lineTodas as atividades são gratuitas, e a programação completa pode ser conferida no Instagram do Cura.