Diretoria de Comunicação da UERJ
Lacon discute pensamento de Darcy Ribeiro
Início:
26/10/202214:00
|
Término: 26/10/202218:00
Diretoria de Comunicação da UERJ
O Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon) da Faculdade de Comunicação Social da Uerj promove, no dia 26 de outubro, a partir das 14h, o evento on-line “Darcy, o Brasil deu no que deu!”. A atividade é em comemoração ao aniversário de um dos mineiros mais cariocas que o país já teve, a quem a Universidade presta homenagens ao logo de todo o ano, por ocasião de seu centenário.
Nascido em Montes Claros, em 1922, Darcy Ribeiro viveu boa parte da vida no Rio de Janeiro e foi reconhecido pela sua atuação como antropólogo, sociólogo, escritor, político e, acima de tudo, idealizador de inúmeros projetos relacionados a importantes lutas que o Brasil viria a travar em sua época, especialmente na educação. Foi ministro de governo, senador, fundador da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e idealizador dos Centros Integrados de Educação de Educação Pública, os conhecidos Cieps, na década de 1980.
Na programação, estão previstas duas mesas para discutir a atuação e o pensamento de Darcy Ribeiro, com transmissão pelo Youtube. Na primeira, das 14h às 15h50, com o tema “Darcy Ribeiro e Amazônia: Qual o papel da comunicação hoje?”, o objetivo é discutir o papel do jornalismo e da comunicação, de uma maneira abrangente, considerando que o sistema financeiro é predatório ao lidar com a preservação da natureza e dos seres humanos. A mediação será feita pelos professores Raquel Paiva e Ricardo Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj.
Entre os palestrantes, estarão Ailton Krenak, escritor e filósofo, descendente dos povos originários, autor dos livros “Ideias para adiar o fim do mundo” (2019) e “A vida não é útil” (2020); Eliane Brum, jornalista e escritora, autora de “A Vida que Ninguém Vê” (2006) e “Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo” (2021), que vive em Altamira (PA) há cinco anos, onde fundou a plataforma jornalística Samaúma; Muniz Sodré, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), defensor do respeito total aos povos originários e atualmente responsável por uma coluna dominical no jornal “Folha de São Paulo”.
A segunda mesa, das 16h às 18h, terá como tema “Darcy Ribeiro: o intelectual brasileiro”, e tem o propósito de debater a obra e a influência de Darcy Ribeiro no Brasil e na América Latina, com enfoque sua intensa atuação política e seu papel como intelectual crítico às estruturas de dominação ideológica e cultural nos países em desenvolvimento.
A mediação também será feita pelos professores Raquel Paiva e Ricardo Freitas, com participação de Dênis de Moraes, professor e jornalista, com extensa obra dedicada a entender o papel de intelectuais em um país desigual e perverso como o Brasil; Carolina Matos, professora no Departamento de Sociologia da University of London, onde desenvolve trabalhos sobre importantes pensadores brasileiros e papel que desempenham na América Latina; Hugo Suppo, professor de Relações Internacionais da Uerj, que tem atualizado o pensamento de Darcy Ribeiro, principalmente, na América Latina.
Para participar, basta acessar no YouTube: Evento “Darcy, o Brasil deu no que deu!”.