Diretoria de Comunicação da UERJ
O Ecomuseu Ilha Grande, da Uerj, será o representante do Brasil na Conferência Internacional “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e a ação climática: o papel dos ecomuseus e museus comunitários”. O evento, que acontece no dia 30 de setembro de forma remota, com sede em Milão, integra o programa “All4Climate – Itália 2021”, preparatório para a COP26 (encontro anual das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, marcado para novembro). A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada a partir das 10h (horário de Brasília) no site https://sites.google.com/view/drops-platform/forums/climate-action-2021.
O encontro é organizado pela rede italiana de ecomuseus, a Universidade Bicocca de Milão e o Ecomuseu Cateran (Reino Unido). Também faz parte dos eventos-satélite do Fórum Mundial sobre a Democracia, promovido pelo Conselho Europeu, sobre o tema “A democracia pode salvar o meio ambiente?”.
As discussões vão enfocar o papel dos ecomuseus e museus comunitários para que sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os participantes ilustrarão métodos, ferramentas e projetos comunitários contra a crise climática, com o uso sustentável do patrimônio, tanto em escala local quanto global.
Confira a programação.