Diretoria de Comunicação da UERJ
O programa Diálogos em Sul Maior recebe, no dia 12 de novembro, às 15h, o professor de antropologia Piero Leirner, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em foco, estarão temas relacionados a seu livro: “O Brasil no espectro de uma guerra híbrida: Militares, operações psicológicas e política em uma perspectiva etnográfica”.
A obra de Leirner analisa o uso da informação como arma, de maneira a causar dissonâncias cognitivas e induzir pessoas a vieses comportamentais: percepção, decisão e ação, que passam a trabalhar a favor de quem ataca. O autor define como hipótese central em sua obra o Brasil como laboratório para uma guerra híbrida, que cria divisões sociais com objetivo de impossibilitar qualquer pacto social.
O Diálogos em Sul Maior foi criado a partir de uma parceria entre o Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino em História (LPPE) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Uerj, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a África, Ásia e as Relações Sul-Sul (NIEAAS), vinculado ao Departamento de Ciência Política da UFRJ, e a Revista on-line Diálogos do Sul. Seu objetivo é promover debates sobre os principais problemas do Brasil, da América Latina e de outros países do Sul global.
A entrevista será comandada por Paulo Cannabrava Filho, jornalista, escritor e diretor da revista Diálogos do Sul; Beatriz Bissio, jornalista, historiadora e coordenadora do NIEAAS-UFRJ; e pelas coordenadoras do LPPE-Uerj, Angela Maria Robert
Para assistir à live, acesse o canal do Youtube da Diálogos do Sul ou as páginas do Facebook do NIEAAS, do LPPE e da