Diagnóstico e tratamento em câncer de pulmão

Início: 28/10/202000:00 | Término: 29/10/202021:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), em parceria com a Policlínica Piquet Carneiro (PPC), realiza, nos dias 28 e 29 de outubro, o II Simpósio de Diagnóstico, Tratamento e Acesso em Câncer de Pulmão. Nesta segunda edição, que tem com tema principal “A implementação de uma linha de cuidadoserão abordados os avanços tecnológicos e sua aplicabilidade e experiência no âmbito da realidade nacional. 

O simpósio dá continuidade ao trabalho realizado pelo Grupo de Oncologia Torácica da Uerj (GOT), surgido em 2019, que vem trabalhando ativamente na construção de um programa de cuidado em câncer de pulmão. Para isso, o GOT inclui ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, além de estar inserido no contexto de pesquisas clínicas e estudos econômicos. 

O evento, totalmente on-line, é gratuito e aberto ao público. Para se inscrever, acesse: https://simposiocancerdepulmaohupe.com.br/site/ 

Confira a programação:

28/10 às 18h – Complexidade do sistema de saúde brasileiro e impactos da pandemia para a oncologia torácica. Palestrante: Nelson Teich, médico oncologista, ex-ministro da saúde, mestre em economia da saúde pela Universidade de York e OPM pela Harvard Business School. 

28/10 às 18h30 – Processo de incorporação de novas tecnologias no âmbito SUS: teoria científica vs prática clínica. Palestrante: Denizar Vianna, professor associado da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj. 

28/10 às 18h45 – Medicina de precisão no diagnóstico de câncer de pulmão: perspectivas atuais. Palestrante: Luis Cristovão Porto, doutor em Biologia Humana pela Universidade Claude Bernard-Lyon I, Pós-doutor pela universidade de Manchester e coordenador do Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação na Uerj. 

28/10 às 19h30 – Manejo do nódulo pulmonar solitário. Palestrante: Isabela Silva Muller, membro do Comité Técnico-científico e de Inovação da AMO Assistência Multidisciplinar em Oncologia, Radiologista torácica da AMO e Delfin Imagem, Doutora em Radiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro titular e ex-diretora do Colégio Brasileiro de Radiologia.

28/10 às 19h45 – Estratégias diagnósticas na abordagem do nódulo pulmonar: a visão do pneumologista intervencionista. Palestrante: Marcia Jacomelli, médica supervisora do Serviço de Endoscopia Respiratória do InCor HC FMUSP, médica e coordenadora do Centro de Endoscopia Respiratória do Hospital Albert Einstein, doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São de Paulo (USP). 

29/10 às 19h – Papel do EBUS na era da terapia alvo e da imunoterapia. Palestrante: Francisco Aécio Almeida, diretor da Residência de Pneumologia Intervencionista da Cleveland Clinic, EUA.