Audiência discute autodeclaração étnico-racial

Início: 20/10/202014:00 | Término: 20/10/202017:30

Diretoria de Comunicação da UERJ

A Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4) promove, no dia 20 de outubro, às 14h, a II Audiência Pública sobre a Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-Racial na Uerj. O evento será transmitido ao vivo pela TV Uerj.

O objetivo do encontro é dar continuidade ao debate sobre os contornos desta comissão que a Universidade pretende criar. A escolha dos palestrantes ocorreu em duas etapas: na primeira, representantes do Conselho Universitário, em sessão no dia 24 de julho, manifestaram a necessidade de participação na discussão, apontando pontos de discordância; na segunda, foram convidados estudiosos do tema, para explicitar o papel de uma comissão e seus  possíveis formatos. Além disso, também foram chamados os designados para a atual CPeA (Comissão Permanente de Assistência), que atua na apuração das denúncias de suspeita de fraudes no sistema de cotas neste momento.

A primeira audiência, ocorrida em 16 de julho, teve o objetivo de compreender o tema por meio dos atores ligados aos movimentos sociais e experiências concretas de implementação da comissão de heteroidentificação. Já este segundo encontro busca a compreensão do tema a partir dos atores da comunidade interna da Uerj, reafirmando o papel de espaço democrático da Universidade, o que é de grande relevância para o avanço das políticas públicas de ações afirmativas.

Cada palestrante terá 20 minutos para expor suas ideias e, em seguida, haverá espaço para o público participar. Pelo chat do YouTube, será possível fazer perguntas que serão organizadas em bloco, e cada integrante da reunião que for citado ou que queira contribuir terá 3 minutos para a resposta.

Confira a relação de participantes:

Coordenação: Catia Antonia da Silva (PR-4) e Cláudia Gonçalves (PR-3).

Moderadores: Alexandre Ribeiro Neto, João Feres Junior, Luís Claúdio de Oliveira e Nelma Filippo.

Palestrantes:

– Fernando Raymundo Rey  – membro da Comissão Permanente de Assistência, vinculada à PR-1;

– Tainara Mourão – estudante de Direito na Uerj e representante discente no Conselho Universitário;

– Mariana Galdino – estudante de Direito e integrante do Coletivo Negro Patrice Lumumba;

– Ana Carolina de Jesus – estudante de Pedagogia e militante do Quilombo Vermelho – Luta Negra Anticapitalista;

– João Herminio – advogado (formado pela Uerj), secretário-geral do Centro Cultural Camarada Velho Toledo e mestrando em Direito Público pela Unisinos;

– Glória Maria Alves Ramos – professora do Departamento de Educação Matemática da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/Uerj);

– Rosangela Malachias – professora da FEBF/Uerj, pesquisadora do n-Periferias – Núcleo de Pesquisa das Periferias do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo) e do NEINB-USP (Nucleo de Apoio a Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da USP);

– Wallace Corbo – doutor e mestre em Direito Público pela Uerj, graduado em Direito também pela Uerj. Professor na FGV Direito Rio.