Consumos alimentares em cenários urbanos

Início: 24/09/202017:00 | Término: 24/09/202019:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

A Editora da Uerj (EdUerj), em parceria com a Gramma Editora, lança o livro “Consumos alimentares em cenários urbanos – múltiplos olhares” no dia 24 de setembro, às 17h. A obra, organizada por Daniela Menezes Neiva Barcellos, Fausto Amaro, Ricardo Ferreira Freitas e Shirley Donizete Prado, propõe uma reflexão sobre a relação dos alimentos com a subjetividade no cotidiano da vida urbana, contexto que multiplica os significados atribuídos às escolhas alimentares. 

A iniciativa surgiu no Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj, atendendo a um chamado da Rede Iberoamericana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade (Rede Naus). Os textos são de pesquisadores do Brasil, Espanha, México e Argentina.

Os primeiros capítulos voltam-se a temas relacionados ao consumo de alimentos, ao trabalho envolvido na produção de refeições e aos modos de comer. Na segunda parte, o objeto é a comunicação sobre corpos e comidas, que se evidencia na discussão sobre influenciadores digitais, narrativas midiáticas e ética na vida urbana contemporânea. A terceira e última parte destaca noção de existencialidade da comida em face de uma racionalidade nutricional, trazendo a alimentação como expressão de projeto existencial subjetivo em meio a outras presenças.

O evento de lançamento será realizado em live na plataforma Zoom, com a presença de autores da obra. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para livroconsumosalimentares.uerj@gmail.com. Já para baixar gratuitamente a publicação, acesse o site da EdUerj.