Exporvisões: patrimônio e democracia

Início: 01/07/202000:00 | Término: 13/07/202000:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

Estão abertas, de 1 a 13 de julho, as inscrições para o ciclo de oficinas “Exporvisões: patrimônio e democracia”, organizado pelas professoras Carina Martins, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da Uerj (DAU/ESDI) e Aline Montenegro Magalhães, do Museu Histórico Nacional (MHN). O projeto foi vencedor do edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O evento, totalmente on-line e gratuito, terá uma série de seis encontros, que começa no dia 14 de julho e segue até o dia 25, sempre às terças-feiras, das 14h às 17h. A proposta foi elaborada em forma de cocriação, com participação de 20 pessoas que sugeriram pontos de discussão, profissionais, instituições, formatos e linguagens. Trata-se de um ciclo de extensão destinado à iniciação ao tema para o público interessado, não sendo necessário qualquer tipo de formação prévia.

Para participar, é preciso preencher o formulário disponível no blog www.exporvisoes.com. As vagas são limitadas. Confira a programação:

Dia 14/7 – Patrimônio, democracia e diversidade – intervir e transformar

Dia 21/7 – Representações étnico-raciais/ narrar e performar a diversidade em museus e cidades

Dia 28/7 – Dialogar e aprender em museus e cidades

Dia 11/8 – Cocriar e aproximar escolas dos museus

Dia 18/8 – Apropriar-se das cidades e dos museus/potencialidades de imaginações emancipatórias

Dia 25/8 – Patrimônio, memória e preservação na perspectiva democrática: desafios e propostas