Exposição Maracanã 70 anos no e-Museu do Esporte

Início: 16/06/202000:00 | Término: 02/07/202000:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O eMuseu do Esporte inaugura, no dia 16 de junho, a exposição virtual “Maracanã 70 anos: Esporte, Cultura e Sociedade”, em homenagem ao aniversário do estádio. Com navegação em uma plataforma 3D, a mostra tem o objetivo de celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inovador e colaborativo. Para o visitante, serão exibidas imagens da construção do estádio, no fim dos anos 40; apresentações de grandes astros da música internacional e nacional e também momentos marcantes, como o milésimo gol de Pelé, as classificações para os Mundiais de 70 e 94, as Olimpíadas de 2016, dentre outros. 

O eMuseu do Esporte contará com oito galerias virtuais permanentes, que serão lançadas entre os meses de junho e julho deste ano: Enel; Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Museu Galeria Olímpica; e Desporto Militar. Estes espaços terão um tour virtual com exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes.

A iniciativa é uma realização da startup Gama Assessoria, em parceria com a Uerj, através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (Itecs), com curadoria da Suderj, dos professores Lamartine da Costa (Uerj), Silvio Telles (Uerj e UFRJ) e de Rodrigo Vilela e Caio Serpa, alunos do Programa de Pós Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Uerj. O acesso à exposição está disponível no site http://emuseudoesporte.com.br/