Diretoria de Comunicação da UERJ
O Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, terá as comemorações estendidas até o dia 24, na 18ª Semana Nacional de Museus. O evento mobiliza instituições de todo o país em uma série de atividades destinadas a todos os públicos. O Ecomuseu Ilha Grande da Uerj preparou uma programação especial, que poderá ser acessada de forma remota durante este período de distanciamento social.
A primeira live acontecerá na terça-feira (19), às 16h, e terá como tema “Histórias e Memórias das Prisões da Ilha Grande”. O encontro virtual será conduzido por Gelsom Rozentino, historiador e coordenador geral do Ecomuseu Ilha Grande, e contará com a participação de Oli Demutti Moura, filho de um importante funcionário que veio do presídio de Fernando de Noronha, em 1942, para a recém-criada Colônia Agrícola do Distrito Federal, em Vila Dois Rios, Ilha Grande. Polaco, como é conhecido, tem uma memória privilegiada e reuniu um importante acervo de imagens da família sobre o presídio. A transmissão ao vivo poderá ser acessada pelo link.
No dia 21, quinta-feira, será realizada às 15h a live “Conservação e Preservação de Acervos Museológicos”, uma conversa entre Vivianne Valença, museóloga e coordenadora do Museu do Cárcere / Ecomuseu Ilha Grande, e a museóloga Rosélia Andrade, do Centro Cultural Cais do Sertão, de Pernambuco.
Encerrando a programação, na sexta, 22 de maio, a última live vai comemorar também o Dia Internacional da Diversidade Biológica. A partir das 16h, o biólogo Luis Felipe Skinner, coordenador do Museu do Meio Ambiente / Ecomuseu Ilha Grande falará sobre os estudos na Baía da Ilha Grande conduzidos pelo Laboratório de Ecologia e Dinâmica Bêntica Marinha (Bentos Uerj).
Os links para as duas últimas lives ficarão disponíveis no perfil do Instagram e do Facebook do Ecomuseu Ilha Grande.