Diretoria de Comunicação da UERJ
O Instituto de Letras realiza, no dia 1º de novembro, das 9h às 12h, a palestra “Linguística aplicada crítica e teoria queer: como abordar o tema da diversidade LGBTQI+ em cursos de língua estrangeira”. O tema será abordado pelo professor Bruno Buani no 11º andar, RAV 112, campus Maracanã da UERJ. A formação se destina a professores e estudantes universitários de línguas estrangeiras. Para participar, é preciso se inscrever através do formulário.
A proposta é causar sensibilização e reflexão crítica em torno dos aspectos políticos, ideológicos e culturais que permeiam um idioma em cursos de línguas estrangeiras. Com foco em diversidade LGBTIQ+, serão tratados temas como a desconstrução da lógica binária em livros didáticos de língua estrangeira, escolhendo novas imagens a serem trabalhadas, explorando o léxico queer e sugerindo novas atividades lúdicas junto aos alunos.
Bruno Buani (CEO RJ Francófona) atua há mais de 12 anos no ensino de língua francesa e cultura francófona, por toda a América Latina. É graduado e pós-graduado em Letras (francês) e Pedagogia pela UNESP e tem MBA em Gestão de Negócios pela IBMEC. É idealizador do Café Filó, uma versão brasileira do café filosófico parisiense, realizado em parceria com a Livraria Francesa.