Diretoria de Comunicação da UERJ

A Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel oferece, a partir de 3 de junho de 2019, o curso Proust contra a degradação, com coordenação da professora Luciana Persice.
Serão quatro aulas, sempre às segundas-feiras, às 18h:
03/06 – Proust contra a decadência – leituras e conversas
10/06 – Proust contra a decadência – leituras e conversas
17/06 – Contra Sainte-Beuve, de Proust, e outras experiências tradutórias; depoimentos e trocas pessoais, apoio na teoria e na realidade do mercado brasileiro
24/07 – Tradução, cosmopolitismo e memória – o trabalho tradutório de escritores franceses, como Baudelaire (tradutor de Poe) e Proust (tradutor de Ruskin); o valor e o poder dos prefácios e notas de tradução.
Os encontros se apresentam inicialmente como conversas sobre o livro Proust contra a degradação, de Joseph Czapski, e suas surpreendentes conferências sobre Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust. Essas conversas se abrem para o próprio trabalho de tradução para o português do texto de Czapski – experiência tradutória pessoal que pode ser cotejada de outras, inclusive a tradução de Contra Sainte-Beuve, em que, novamente, Proust ensina e encanta. O esforço tradutório pode ser abordado com alguma teoria e com nova sessão de conversas e trocas sobre o fazer do tradutor brasileiro em seu mercado atual. No último encontro, será proposta uma abordagem temática de um aspecto autoral da tarefa do tradutor: a feitura de prefácios e notas; serão observados exemplos de grandes escritores franceses, como Baudelaire (tradutor de Poe) e Proust (tradutor de Ruskin), entre outros.
Para inscrição, preencha o formulário eletrônico. Mais informações pelo e-mail casadircelivro@gmail.com.