Diretoria de Comunicação da Uerj
O Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (Ceres), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj, promove o questionário estudantil da pesquisa “Vivências LGBTQIA+ Uerj”, com o intuito de traçar um diagnóstico detalhado do cenário, para viabilizar o avanço da inclusão e da permanência dos alunos que fazem parte dessa comunidade.
Segundo o professor Carlos Antônio Costa Ribeiro, coordenador do Ceres, apesar da expansão do ensino superior no Brasil, ainda há pouco conhecimento sobre as trajetórias e desafios vividos por estudantes LGBTQIA+. “A Uerj, referência em políticas de inclusão, carece de dados sistemáticos sobre essa população. O projeto busca preencher essa lacuna produzindo o primeiro diagnóstico abrangente sobre essas experiências na Universidade”, diz.
Ainda de acordo com o professor, a pesquisa é importante para que a Uerj possa aprimorar políticas de acolhimento, segurança, saúde mental e assistência estudantil para estudantes LGBTQIA+, com base nas evidências levantadas pelo mapeamento qualitativo e quantitativo do questionário, além de uma sistematização de teses e dissertações sobre o tema.
É esperado que os resultados possam aumentar a visibilidade das vivências estudantis e da produção acadêmica já existente acerca do tema, além de produzir contribuições que ajudem a orientar outras universidades brasileiras.
O preenchimento do formulário online pode ser realizado até o dia 19 de dezembro. Todas as respostas são sigilosas e tratadas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A iniciativa foi viabilizada com apoio de verbas parlamentares indicadas pela deputada estadual Dani Balbi (PCdoB).
Para mais informações, acesse o site da pesquisa ou envie e-mail para vivencias@iesp.uerj.br.
