Reitora e pró-reitor de Saúde da Uerj recebem medalhas da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura

30/10/202517:18

Diretoria de Comunicação da Uerj
A reitora Gulnar Azevedo e Silva e o pró-reitor de Saúde Ronaldo Damião durante a homenagem da Abrasci

Na última quinta-feira (23/10), a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva, e o pró-reitor de Saúde (PR5), Ronaldo Damião, foram homenageados pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). Entidade cultural e científica centenária, fundada em 1910, a Abrasci condecora personalidades, autoridades e instituições que tenham trabalhado, de modo superior à natural expectativa, para o desenvolvimento cívico-patriótico, sociocultural, científico, artístico e histórico do Brasil, prestando relevantes serviços à nação. A cerimônia de entrega foi realizada no Auditório do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, e contou com a presença de acadêmicos e convidados.

Na ocasião, Gulnar recebeu o Diploma e Comenda do Mérito Feminino – Grau Dama Comendadora. A distinção é destinada a laurear mulheres fortes, que transformam a sociedade, lutam por seus direitos, conquistam a cada dia o seu espaço e trabalham por um mundo mais justo e igual para todos. A indicação do nome foi feita pela acadêmica Danúbia da Cunha de Sá Caputo, professora e pesquisadora da Uerj, e aprovada pelos conselheiros da Abrasci.

Médica sanitarista, Gulnar é professora titular de Epidemiologia no Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS), onde foi diretora, de 2016 a 2019. Também foi presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entre 2018 e 2021, e, em 2023, eleita para assumir a Reitoria da Uerj. Desenvolve pesquisas na área de epidemiologia de doenças crônicas, com foco na avaliação de políticas de controle do câncer.

Para Gulnar, o prêmio destaca a relevância da Uerj para a sociedade. “Entendo que essa homenagem é um ato que reconhece a importância da Uerj como uma universidade plural, inclusiva e que traz em sua história, que já conta com 75 anos de vida, a defesa incondicional da educação, da ciência, da saúde e da democracia”, afirma.

“Nosso compromisso tem sido construir um ambiente de ensino, pesquisa e extensão que respeite as especificidades das pessoas que fazem parte da comunidade universitária. Um espaço livre de qualquer tipo de assédio ou discriminação. Queremos formar cidadãos que tenham compromisso com um mundo mais justo, capazes de contribuir com a diminuição das imensas desigualdades sociais e econômicas do Brasil, e que atuem efetivamente para o desenvolvimento de nosso estado e do nosso país”, acrescenta Gulnar.

Já o pró-reitor Ronaldo Damião (PR5) recebeu a Medalha Heróis da Saúde – Dr. Nabuco de Gouvêa. Professor titular de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Uerj, Damião é vice-presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM). Foi diretor-geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto entre 2020 e 2023, tendo sido responsável pela implantação do primeiro Ambulatório Pós-Covid em hospital público do país e pelo Hupe Digital, primeiro serviço público de Teleconsulta do Rio de Janeiro.

Segundo a Abrasci, as ações diárias de Damião têm resultado no melhoramento da Saúde da sociedade, por meio de seu espírito diplomático, inovador e patriótico.