Inserção curricular: Uerj inicia ciclo de seminários para tornar a extensão universitária obrigatória na graduação

18/09/202510:57

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Uerj dá mais um passo para integrar as atividades de extensão aos currículos de graduação: a promoção do II Seminário de Inserção Curricular da Extensão, a ser realizado entre os dias 18 e 30 de setembro, com quatro encontros, um dedicado a cada centro setorial da Universidade. O evento é uma iniciativa conjunta da Pró-reitoria de Graduação (PR1) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3) e visa orientar docentes, técnicos e discentes sobre a implementação da Deliberação n.º 04/2023, que regulamenta a inserção da extensão universitária nos cursos de graduação da Uerj.

A inserção curricular da extensão é uma determinação do Conselho Nacional de Educação cujo objetivo é garantir a todos os estudantes o contato com projetos que promovam o diálogo entre a Universidade e a sociedade. A Resolução CNE/CP 7/2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, define que 10% da carga horária total de cada curso de graduação seja composta por atividades extensionistas.

Processo conjunto e necessário

O pró-reitor de Graduação (PR1), Antonio Soares, explica que a Universidade já vem adaptando seus cursos, por meio da atuação do Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica (DEP) da Uerj. “O desafio agora é expandir a prática da extensão para toda a graduação, de modo que o aluno saia da Universidade com 10% da carga horária em atividades extensionistas. Estamos também trabalhando para criar um manual com o fim de orientar melhor as unidades acadêmicas”, afirma.

Ele também ressalta a complexidade do processo, que deve se estender até 2027, para a totalidade dos cursos. “Temos todo o ano de 2026 para poder analisar as propostas apresentadas, fazer as correções, submeter aos conselhos para aprovação e começar em 2027”, completa Soares.

Uma das possibilidades, de acordo com o pró-reitor, é a criação de disciplinas específicas para a extensão. “O ideal seria não precisarmos de disciplinas específicas, mas ainda não chegamos a esse ponto. Precisamos testar e validar esse modelo. Se funcionar, será aperfeiçoado. Se não, faremos as correções necessárias para que todos possam realizar a extensão e retornar os benefícios à sociedade”, conclui.

Medida transformadora

A pró-reitora de Extensão e Cultura (PR3), Ana Santiago, enfatiza o caráter transformador da medida. “O mais importante é dar oportunidade para que o aluno saia de dentro da Universidade, vá para um campo social e atue em áreas prioritárias da nossa sociedade”, defende.

O papel da PR3 é de suporte e orientação conceitual, segundo Ana. “Embora a atribuição de aprovar currículos seja da PR1, o que estamos fazendo hoje é um ajuste dos procedimentos para poder contribuir com esse processo. A PR3 vai ser ouvida, tem um papel construtivo, consultivo”, afirma. Ana visualiza um sistema ideal onde o aluno possa escolher entre uma vasta gama de projetos existentes. “O melhor dos mundos é esse: você não inventar a roda. Temos mais de 1.700 projetos aprovados”, argumenta.

Ela concorda que a opção por disciplinas não é a ideal. “A tradição de construção do conhecimento foi extremamente fragmentada, confinando cada área em sua própria ‘caixinha’, sem a devida comunicação entre elas. No entanto, o ser humano e o conhecimento são complexos e diversos. O cidadão precisa de saberes igualmente complexos e integrados. Portanto, é crucial promover uma maior interlocução entre essas divisões estanques”, finaliza.

Guia prático e alinhamento conceitual

Patrícia Lima, do Departamento de Extensão (Depext) da Uerj, ligado à PR3, detalha que o objetivo do Seminário é alinhar conceitos e apresentar o manual em construção. “O manual, construído de forma participativa, servirá como um guia para nortear todas as unidades no processo. Precisamos que tanto estudantes quanto técnicos e professores entendam, compreendam e saibam como aplicar, como fazer e como inserir o seu projeto em uma proposta pedagógica”, explica.

Ela enumera as possibilidades previstas. “O curso pode optar por desenvolver essa carga horária de 10% essencialmente em projetos, que seria o aluno identificar qual o projeto de sua escolha. Pode optar por disciplina, porém essa opção acaba sendo limitadora, mas é uma possibilidade. Pode ser também uma disciplina com carga horária mista”, conclui ela.

A Inserção Curricular da Extensão na Uerj representa um movimento de modernização e maior engajamento social da Universidade. Ao garantir que todo egresso tenha vivenciado atividades de extensão, a instituição reforça seu compromisso com a formação de profissionais cidadãos, éticos e sintonizados com as demandas da sociedade.

Cronograma do II Seminário de Inserção Curricular da Extensão:

Dia 18/9 – Centro Biomédico (CBIO)

Dia 23/9 – Centro de Tecnologia e Ciências (CTC)

Dia 25/9 – Centro de Ciências Sociais (CCS)

Dia 30/9 – Centro de Educação e Humanidades (CEH)

Cada seminário será aberto e terá início às 9h30 no Auditório 91 (9º andar) do Pavilhão Francisco Negrão de Lima, com capacidade para 200 pessoas, e terá a presença de representantes da PR1 e PR3, além do diretor de cada centro setorial.

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