Diretoria de Comunicação da UERJ
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3) e o Departamento Cultural (Decult) da Uerj promovem a inauguração da escultura “Negra”, de Angelo Venosa, no dia 15 de maio, às 14h, na parte externa do hall dos elevadores. O evento contará com uma cerimônia de abertura, com a presença da pró-reitora da PR3 Ana Santiago, do diretor do Decult Alexandre Sá e da reitora da Uerj Gulnar Azevedo e Silva.
Doada em 2019 pelo artista para a Universidade, a escultura foi revitalizada e recebeu um espaço permanente de exposição, com a infraestrutura ideal de iluminação e identificação.
A restauração e instalação da obra no campus Maracanã é um marco na valorização da arte contemporânea, da cultura e da universidade pública.
Considerado um dos maiores escultores do Brasil, Venosa ganhou notoriedade ao produzir obras tridimensionais que misturavam materiais vindos da natureza com o universo industrial. Tinha como característica criar peças usando madeira, tecido, fibra de vidro e outros materiais e foi reconhecido no mundo da arte nos anos 1980, na chamada Geração 80.
A exposição é permanente, com livre visitação.