Comemorações pelos 50 anos do IEFD marcam VI Congresso Internacional de Educação Física e Desportos

02/12/202416:43

Diretoria de Comunicação da Uerj
Cinquentenário do IEFD foi festejado pelos participantes da abertura do VI CIEFD

 

Música, reencontros, lembranças e muita emoção marcaram a solenidade de abertura da 6ª edição do Congresso Internacional de Educação Física e Desportos (VI CIEFD), na última quarta-feira (27), no auditório 93, do campus Maracanã. Este ano, o Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD), que promove o evento anualmente, completa 50 anos, e comemorou o marco com uma exposição fotográfica e uma homenagem aos docentes e alunos da turma de 1974 – a primeira da graduação no curso –, com a presença de alguns deles.

Exposição fotográfica relembrou história do Instituto

O diretor do IEFD, Flávio Chame, abriu a cerimônia com a apresentação de um vídeo contando a história do Instituto por meio de fotos selecionadas em uma grande pesquisa, que deu origem também à exposição fotográfica “A trajetória do IEFD nos anos de 1970”, montada no hall do 9º andar. “É um momento ímpar para mim, que sou ex-aluno do IEFD. Eu me debrucei sobre os registros da trajetória do nosso Instituto de Educação Física nesses 50 anos de existência e as imagens e os relatos que recebemos foram tantos e tão ricos, que tivemos que fazer um recorte sobre a primeira década da nossa unidade, da qual fomos raízes. É uma ferramenta valiosa para projetarmos o nosso futuro, os próximos 50 anos”, definiu.

Na mesa de abertura, Chame recebeu o diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH), Roberto Dória, a presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), Gislene Alves do Amaral, e a presidente do VI CIEFD, Nádia Souza Lima da Silva, que parabenizaram o Instituto pela data e enfatizaram a relevância do trabalho desenvolvido pelo IEFD. Em sua fala, Dória destacou a longevidade e o aprimoramento da unidade. “O IEFD é uma das unidades mais antigas do CEH. Sinto muita satisfação ao ver, aqui na plateia, jovens trilhando o caminho da Educação Física, do desporto e da pesquisa, dedicando-se e dando continuidade a essa área tão importante para todos nós”, disse.

Jongos, cocos e cirandas fizeram parte do repertório apresentado pelo grupo musical liderado pelo ex-aluno Lucio Sanfilippo, que fez o público cantar, dançar e também se emocionar, ao relembrar momentos da sua formação acadêmica e humanista na Universidade.

Ao final do evento, docentes e alunos da primeira turma foram homenageados e reuniram-se para uma foto do grupo.

Três importantes eventos em um

Chame destacou o diferencial do Congresso realizado este ano. “Com o apoio e a parceria do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), realizamos três importantes eventos simultâneos: o VII Seminário de Ciências dos Esportes Aquáticos, o III Seminário de Fisiologia do Exercício e o I Seminário Escola, Esporte e Cultura. Programamos palestras e discussões em todas as áreas de atuação do profissional de Educação Física, tanto aqueles com formação em licenciatura, que trabalham no sistema formal de educação nas escolas, quanto os que têm bacharelado e atuam em outras áreas, como clubes, academias e centros comunitários. Dessa forma, enriquecemos ainda mais o congresso”, afirmou. “Além disso, estamos oferecemos cinco minicursos, duas oficinas e duas sessões culturais, atendendo as especificidades da nossa área”, completou. A extensa e diversificada programação do Congresso, divulgada no site do CBCE, foi distribuída pelos auditórios dos 8º e 9º andares do bloco F, na sala de judô, na piscina e no ginásio de esportes.

No encerramento do evento, na sexta-feira (29), às 18h, no auditório 93, após a entrega da premiação dos finalistas do VI CIEFD, o 1° mestre-sala da Unidos do Viradouro, Julinho Nascimento, e a passista da Acadêmicos do Cubango, Eloisa Ribeiro, a Elô, deram uma aula de samba em que ninguém conseguiu ficar parado.