Diretoria de Comunicação da Uerj

Em visita à Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) em Petrópolis, na última sexta-feira (24), a Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) da Uerj e a Prefeitura dos Campi inauguraram a linha de ônibus que liga o campus Maracanã à unidade da cidade imperial fluminense. O serviço, que visa proporcionar melhores condições de estudo e trabalho para a comunidade acadêmica, atende gratuitamente alunos e funcionários que se deslocam de vários bairros do Rio de Janeiro e da região metropolitana para as aulas do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Na inauguração, o pró-reitor Daniel Pinha enfatizou que o transporte é fundamental para a integração da Universidade e a inclusão e permanência dos alunos, principalmente os cotistas. “É muito importante pensar a Uerj de maneira integrada. Por isso, nós, da PR4, temos a proposta de estar em todos os campi com a inclusão e a assistência estudantil. Esse é um novo movimento da Universidade, que desdobra a política de cotas para pensar a Uerj como um ambiente mais acolhedor, sobretudo para os estudantes que entram pela reserva de vagas das cotas”, afirmou.
Conquista de uma antiga reivindicação
Yasmin do Rosário, aluna da Esdi e atual presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso de Arquitetura e Urbanismo, destaca que o transporte intercampi facilita a rotina dos estudantes. “Essa é uma conquista muito importante, porque a maioria dos alunos não mora em Petrópolis. Ainda há o que melhorar, mas estamos muito felizes por inaugurar hoje oficialmente o nosso ônibus intercampi”, comemora.
Já a professora Maria das Graças Ferreira, vice-diretora da Uerj Petrópolis, ressalta que o serviço é importante para todos que estudam e trabalham na instituição. “Essa é uma reivindicação nossa desde 2016, porque na cidade há poucas repúblicas e o preço delas é alto. É um benefício que atende não só os alunos, mas também os técnicos administrativos e professores que moram na Baixada Fluminense, em Niterói, São Gonçalo e até mais distante, em Paraty e Angra dos Reis”, comenta.
Os ônibus, com capacidade para 46 passageiros, saem do campus Maracanã com destino a Petrópolis às segundas e sextas-feiras, em dois horários: às 5h15 e às 11h15. Às quartas-feiras, apenas às 5h15. No sentido Petrópolis – Maracanã, às segundas, quartas e sextas-feiras, a saída é às 20h30, sendo que às sextas-feiras há também o horário das 14h15.
Nos dois sentidos do trajeto, há três pontos para embarque e desembarque: Terminal Rodoviário Gentileza, Caxias Shopping e Jardim Primavera. Para utilizar o serviço, exclusivo para alunos e funcionários da Uerj, é preciso fazer um cadastro no site da Esdi, escolhendo o dia e horário desejados. Além de Petrópolis, as cidades de Resende e Nova Friburgo também já contam com o transporte de ônibus intercampi.