Jornada Universitária da Reforma Agrária 2024

Início: 14/05/202413:00 | Término: 14/05/202418:30

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (Nucane), ligado ao Instituto de Nutrição (INU) da Uerj, promove mais uma edição da Jornada Universitária da Reforma Agrária (Jura), no dia 14 de maio, das 13h às 18h, no auditório do 7° andar, campus Maracanã.

‌Este ano, como parte da programação do evento, acontecerá o lançamento do Programa de Extensão Jura, coordenado pelo professor da Faculdade de Formação de Professores (FFP) Paulo Alentejano.

‌Para participar, inscreva-se no site do evento.

‌Confira a programação completa:

12h – Visitação à exposição “Nas margens do Rio Iguaçu, uma terra prometida”

‌13h – Abertura e boas-vindas, com Luciana Maldonado (INU/Uerj) e Rosa Alvarenga (Consea-RJ)

‌13h30 – Mesa 1: “Um lugar de encontro para a soberania alimentar: desafios atuais da educação popular”, com Maria Emília Pacheco (FBSSAN), Setor de Educação do MST e Setor de Saúde do MST.
Moderação: Bárbara Knust (Canut/Uerj) e Dayane Figueiredo (Uerj)

15h – Reflexões para esperançar (cochicho)

‌16h – Apresentações dos grupos, sínteses e encaminhamentos

Moderação: Felipe Olasagasti e Juliana Casemiro, ambos do projeto de extensão Vivências em Agroecologia

‌17h – Mesa 2: “MST: 40 anos de luta e construção!” + Lançamento do Programa de Extensão Jura

“Memória das Lutas pela Terra no Estado do Rio de Janeiro”, com Paulo Roberto Raposo Alentejano (FFP)

“Feira Agroecológica na Uerj: soberania e segurança alimentar e nutricional no campo e na cidade”, com Luciana Azevedo Maldonado (INU/Uerj)

“Kamuata agroecologia; educação e recuperação ambiental e diálogo de saberes”, com Otávio Miguez da Rocha Leão (FFP)

“Vivências em agroecologia e segurança alimentar e nutricional na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, com Juliana Pereira Casemiro (INU/Uerj)

“Serviço Social e movimentos sociais: a atuação do Movimento dos Pequenos Agricultores na Mangueira”, com Paula Bonfim Guimarães Cabra (FSS/Uerj)

“Hortas Cariocas: produção e oferta de alimentos saudáveis de forma sustentável”, com Ana Cláudia Mazzonetto (INU/Uerj)

“Educação em Saúde: parasitoses e questões nutricionais na educação básica”, com Eduardo José Lopes Torres (FCM/Uerj)

‌18h30 – Encerramento