Diretoria de Comunicação da UERJ
O Programa Multidisciplinar de Acolhimento aos Pacientes com Transtorno de Espectro Autista (TEAcolhe) da Uerj inaugura, no dia 14 de julho, às 10h, os atendimentos no jardim interno da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC).
Criado pela Pró-reitoria de Saúde (PR5) da Uerj em parceria com a policlínica, o programa nasceu a partir da demanda do público-alvo no Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades de acolhimento são voltadas aos usuários já atendidos na unidade e visam à promoção do relaxamento e à redução da ansiedade no tempo de espera antes do atendimento na unidade.
O TEAcolhe também tem o objetivo de promover a educação e o autocuidado dos pacientes e de seus responsáveis a partir de demandas que possam surgir no atendimento, seja no ambulatório, na realização de exame ou de procedimentos. E, junto aos atendimentos de acolhimento, será possível fazer anamnese que possa sugerir um diagnóstico de espectro autista para, então, encaminhar à rede de atenção primária, se for o caso.
Em estágio inicial, o programa ocorrerá nos dias de atendimento de usuários com espectro autista nos ambulatórios da policlínica, como o serviço de raio-x odontológico, especializado no acompanhamento de pacientes especiais, o ambulatório de Pediatria e o serviço de Saúde Mental. Entre as atividades de acolhimento, estão as Intervenções Assistidas por Animais – IAA, em parceria com os projetos Zooterapia Uerj, a EnfReabilitar e a ONG SOS Patinhas. Dinâmicas recreativas e sensoriais também estão previstas nas sessões de acolhimento, que serão ministradas e supervisionadas por uma equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde, do serviço social, da educação e até da gestão administrativa.
O evento de lançamento é aberto ao público, mas os atendimentos/encaminhamentos para o local respeitarão aqueles já cadastrados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) ou Sistema Estadual de Regulação (SER).