Seminário de inauguração do Nutepi

Início: 16/06/202309:00 | Término: 16/06/202317:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Núcleo de Teoria Política e Instituições (Nutepi), grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), celebra sua inauguração com um seminário voltado a pensar a teoria política dentro de suas especificidades em ciência política. Será no dia 16 de junho, com abertura às 9h, na sala Carlos Hasenbalg, no Iesp (Rua da Matriz, 82 — Botafogo), e não é preciso fazer inscrição prévia.

Com transmissão simultânea pelo YouTube, o evento terá três sessões de discussão, nas quais serão oferecidas cinco palestras. O primeiro bloco, das 9h30 às 11h, “O que é a Teoria Política?”, traz as apresentações “Por que Teoria e Instituições?”. O segundo se inicia às 11h e vai até 13h, intitulado “Questões de Teoria Democrática”, com “Teoria democrática eleitoral e os impactos da desigualdade socioeconômica” e “O que o populismo representa?”. O último acontecerá das 15h às 17h. “Tolerância e Valores Democráticos” é um bloco composto pelas exposições orais “Argumentos céticos pela tolerância no início da Modernidade – Bayle e Locke”, “Tolerância e Pluralismo”, e “Por que regular o discurso de ódio?”.

O Nutepi é composto pelos pesquisadores Paulo Henrique Cassimiro, do Iesp e do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Ivo Coser, da Unirio, Julio Barroso, da Universidade Federal de São Paulo, Renato Francisquini, da Universidade Federal da Bahia, Tiago Borges, da Universidade Federal de Santa Catarina, e San Romanelli Assumpção, coordenador do grupo. Eles atuarão como debatedores e palestrantes do encontro.