Diretoria de Comunicação da UERJ
O Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Faculdade de Formação de Professores (FFP) promove o seminário “Projeto Fazendas e Casarões do Brasil Império”, dia 24 de março, para explorar o valor histórico e cultural da Fazenda Colubandê no Bicentenário da Independência do Brasil.
Com realização no campus São Gonçalo, auditório do bloco C, o programa será das 14h às 17h, com os dinamizadores Cleise Campos, Leila Araújo, Rui Aniceto, André Corrêa, e Robson Sardinha.
Considerada a mais antiga arquitetura rural brasileira pelo IBGE, a construção data do século XVII. Cenário de um passado escravagista, o local também abrigou judeus perseguidos de outros países. Desde 1940 é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desocupada em 2012, a partir de 2016 passou a ser gerida pela Prefeitura de São Gonçalo.
O evento também marca a abertura da exposição do Coletivo Tendências Artes Visuais “AMARantes – Arte, memória e patrimônio”, que se debruça sobre o sítio arqueológico composto pela Fazenda Colubandê.
O evento é gratuito e não exige inscrição prévia.