Diretoria de Comunicação da UERJ
O Coletivo Kalundu e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3) da Uerj promovem, no dia 24 de março, o I Encontro de Terreiros na Universidade. Num misto de ciências ancestrais e acadêmicas, o encontro celebrará o Dia Nacional das Tradições de Raízes Africanas e Nações de Candomblé.
As mesas-redondas ocorrerão durante todo o dia, na Capela Ecumênica da Uerj. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição.
Confira a programação completa:
10h às 22h: Feira Luandê (expositores em frente à Capela Ecumênica)
13h: Orquestra de tambores Alabe Funfun
14h: Mesa – Produção Literária e os Terreiros
Participantes: Sinara Rúbia, mestre em Relações Étnico-Raciais, diretora do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab); e Diego Uchoa, pesquisador de História Social (UFF)
16h: Mesa – Terreiro Brasil (Conjuntura)
Participantes: Marcelo Monteiro, professor, escritor e sacerdote do Asè Idasile Ode; William Obá, advogado, pesquisador e dirigente do Ilè Osha Ifa Omó Eja Ire; Mãe Roberta de Yemonjá, yalorisé da Unidade Tradicional Territorial, Casa das Águas de Yemonjá; Pai Alex d’Oxalá, zelador de Umbanda, organizador do Umbanda Rio; Cláudio Zeferino, mestre, pesquisador e escritor sobre cultura Bantu e a Makumba Carioca; e Leonardo Mattos, chefe executivo da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (Cepir)
18h: Mesa – Racismo Religioso, Cultura e Educação
Participantes: Mãe Flávia Pinto, mestranda em Sociologia Política, escritora e sacerdotisa da Casa do Perdão; Pai Joaquim d’Ogun, sacerdote do Ilé Axé Meji Omi Odara, escritor e produtor cultural
20h: Roda de Samba – Mulheres da Pequena África
22h: Encerramento