13ª edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes

Início: 11/11/202200:00 | Término: 22/12/202223:59

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Rio vai sediar a 13ª edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), entre os dias 2 e 5 de fevereiro, na Fundição Progresso, no bairro da Lapa. Com o tema “Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução”, o festival vai receber trabalhos produzidos por estudantes de todo o país, nas áreas de artes visuais, audiovisual, fotografia, literatura e música.

A bienal é um evento de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. É considerado o maior encontro estudantil da América Latina, reunindo cerca de 15 mil estudantes por edição. A atividade é realizada em conjunto com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE).

A submissão dos trabalhos deve ser feita até o dia 22 de dezembro no site do evento. Na mostra de arte e cultura, todas as obras devem contemplar até dois dos cinco núcleos temáticos desta edição – ancestralidades, fé, afetos, diversidades e territórios. Já na científica, as pesquisas devem estar associadas a uma área de conhecimento, como ciências biológicas e da saúde, exatas, tecnologias e engenharias; ciências humanas e sociais aplicadas, educação, geociências, agrárias e ambientais e linguística, letras e artes. 

As inscrições para participantes estão abertas até 4 de fevereiro de 2023. Os estudantes selecionados para as mostras ficam isentos da taxa. Valores: 1º Lote – R$ 125 e R$ 100 (para estudantes cotistas, ProUni e Fies) até 14 de dezembro.

A Fundição Progresso fica na Rua dos Arcos, 24, Lapa, na região central do Rio de Janeiro.