René Girard e a atualidade do cristianismo

Início: 14/09/202018:00 | Término: 21/09/202018:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

A Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel oferece, a partir do dia 14 de setembro, o curso “René Girard e a atualidade do cristianismo”. A proposta é elucidar os principais conceitos de René Girard (1923-2015), compreender sua leitura de parábolas bíblicas e a importância de suas ideias para vidas públicas e privadas e para relações interpessoais e políticas.  A coordenação da atividade é da professora Júlia Reyes.

Interessados devem se inscrever por meio do formulário on-line. As aulas são abertas ao público e acontecem toda segunda-feira, às 18h. Mais informações pelo e-mail: casadircelivro@gmail.com.

Confira a ementa do curso: 

Aula 1 – 14 de setembro
(1ª Parte) René Girard e a teoria mimética

A teoria mimética e seus principais conceitos: O desejo mimético. Imitação e mimetismo. A mediação interna. A mediação externa. O sujeito. O modelo. O objeto. O triângulo mimético. Os escritores românticos. Os escritores romanescos. Os conflitos miméticos e suas motivações. A zona sombra da mediação. O modelo-obstáculo. Triângulos amorosos. O desejo metafísico. A conversão, o double-bind, interdividualidade e méconnaissance. O poema “Duração” de Carlos Drummond de Andrade. A gravura Still life and Street (1937) de E. M. Escher.

Estudo de caso: uma briga entre amigos.

 (2ª Parte) René Girard: pensador interdisciplinar

Os três livros-evento girardianos e seus insights: Mentira romântica e verdade romanesca (1961) e a literatura, A violência e o sagrado (1972) e a antropologia e Coisas ocultas desde a fundação do mundo (1978) e a psicologia e a psicanálise. Sociedades arcaicas e seus conflitos, as potenciais vítimas nas sociedades arcaicas e nas sociedades contemporâneas. Bulling, cyberbulling e linchamentos virtuais.

Exemplos bíblicos: José e seus irmãos. A escolha do Rei Salomão. O apedrejamento da mulher adúltera. A conversão de Paulo.

Aula 2 – 21 de setembro
René Girard e sua leitura da Bíblia

A conversão religiosa e a conversão não estritamente religiosa. Cristianismo no cotidiano. Orai e vigiai. O livro Eu via Satanás cair como um relâmpago, de René Girard. Os dez mandamentos à luz da teoria mimética. Perseguidores, acusadores, vítimas, escândalos, a criação de bodes expiatórios. Potenciais bodes expiatórios e suas características. A Paixão de Cristo. Jesus como modelo.

Estudo de caso: Linchamento no Guarujá. Filme: Relatos Selvagens (2014), de Damián Szifron.

Aula 3 – 28 de setembro  
René Girard e James Alison

A teoria mimética e a avaliação de nossas ações. A liberdade e a escolha de modelos. A perspectiva de James Alison em O pecado original à luz da ressurreição: a alegria de descobrir-se equivocado (2011). A importância da ressurreição de Cristo. Problemas miméticos entre pais e filhos, melhores amigos, mestres e discípulos (double bind). Como enxergar o outro? Os olhos na Bíblia.

Filme: Birdman (2014), de Alejandro Gonzalez Iñarritu e o tema do orgulho.

Aula 4 – 05 de outubro
René Girard hoje

Cristianismo no cotidiano e na prática. O desejo mimético, o desejo metafísico, a falta ontológica e o trabalho sobre si mesmo. Rituais de fraternidade, atitudes fraternas. Os conflitos com o modelo. Os sentimentos baixos da zona sombria da mediação: inveja, ciúme, rancor, ressentimento, vingança, orgulho. A superação de conflitos. A amizade, a compaixão e a fraternidade.

Conto: “The Sojourner” (“O Transeunte”) de Carson McCullers.