Manual de Uso e Aplicação da Marca Uerj ganha versão acessível a pessoas com deficiência visual

18/11/202115:06

O que os olhos não veem… as palavras descrevem. Com sua primeira edição lançada em maio deste ano, o Manual de Uso e Aplicação da Marca Uerj ganha uma nova versão, totalmente acessível a pessoas com deficiência visual e que fazem uso de aplicativos de leitura de tela.

Todas as imagens que compõem a publicação tiveram de ser convertidas em texto, o que representou um desafio a mais para a equipe da Diretoria de Comunicação Social (Comuns). “Nós já adotamos o uso de texto alternativo para as imagens utilizadas nos perfis oficiais da Universidade nas mídias sociais. No entanto, no manual, a nossa maior dificuldade foi aliar a descrição das imagens às orientações técnicas de design, para que as pessoas que usam leitores de tela tivessem acesso não só ao conteúdo ilustrativo, mas principalmente às regras e orientações de uso da marca, cumprindo a finalidade do manual de forma inclusiva”, destaca Ana Cláudia Theme, diretora da Comuns.

Para desenvolver a publicação, a equipe da Comuns contou com a consultoria em acessibilidade do Programa Rompendo Barreiras, da Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis da Uerj (PR4). A coordenadora, Valéria de Oliveira, forneceu todas as orientações técnicas, referentes tanto à forma como ao conteúdo, e fez a ponte com outros dois consultores, que também integram o programa – Margareth Oliveira Olegário Teixeira, professora do Instituto Benjamin Constant; e Charles de Souza, coordenador da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Como usuários de leitores de tela, ambos testaram o arquivo e deram importantes contribuições de como torná-lo mais acessível.

“Eu quero alertar a todos quanto à necessidade de formatar os materiais digitais para que possam ser processados pelos leitores de tela, com isso todos podem ter acesso, tal como foi feito no manual da marca Uerj”, ressalta Margareth Olegário.

A publicação está disponível para download no Portal Uerj. Vale lembrar que, de acordo com o Aeda 020/2021 instituído pela Reitoria, o prazo para as unidades acadêmicas e administrativas se adequarem às regras de utilização da marca Uerj termina em 25 de novembro deste ano. As dúvidas podem ser encaminhadas para comuns@uerj.br.