Uerj é a oitava melhor universidade brasileira, segundo ranking internacional

26/04/202216:46

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi classificada como a oitava melhor instituição de ensino superior brasileira, pelo nono ano consecutivo. A posição foi revelada nesta segunda-feira (25) pelo Center for World University Rankings (CWUR). Na listagem geral das duas mil instituições mais bem avaliadas na edição de 2022, a Uerj aparece em 653° lugar, em um universo de quase 20 mil.

Para o reitor Mario Carneiro, o resultado mostra a consolidação do lugar da Uerj entre as dez melhores universidades do Brasil. “Esse reconhecimento internacional nos enche de alegria. É muito importante estarmos situados nesse patamar hoje, e certamente teremos todas as condições de avançar, no futuro, se nosso orçamento se mantiver sem contingenciamentos”, afirmou.

Sediada nos Emirados Árabes Unidos, a CWUR é uma organização voltada à consultoria na área educacional que elabora, desde 2012, o ranking mundial. O levantamento classifica as universidades de acordo com quatro indicadores: Educação (com base na quantidade de estudantes que ganharam distinções acadêmicas); Empregabilidade (sucesso profissional de ex-alunos); Corpo docente (considerando distinções acadêmicas de prestígio); e desempenho da pesquisa (número total de trabalhos, publicações de alta qualidade, influência e citações).

O TOP-10 brasileiro é formado apenas por instituições públicas. A Uerj é a única estadual fora de São Paulo entre as dez primeiras. Também integram o quadro: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira o ranking completo: https://cwur.org/2022-23.php