» Calouro Humano

O projeto "Conheça a Universidade", inserido no Calouro Humano, iniciou-se em 2009/1 e destina-se a celebrar o ingresso dos novos alunos na Universidade, apresentando as múltiplas possibilidades que a UERJ oferece, por meio de atividades: esportivas, culturais, palestras e debates. As atividades são desenvolvidas antes do início das aulas, com exceção da apresentação da Administração Central (Reitoria, Vice-reitoria, as três Sub-reitorias e os quatro Centros Setoriais) e Aula Inaugural. As atividades visam acolher os novos alunos e de integrá-los com os alunos veteranos, tentando transformar a cultura do trote violento.

O projeto visa minimizar o "trote", o principal foco, mostrar a dinâmica da Universidade, os espaços físicos e as inúmeras ações desenvolvidas, a possibilidade da participação dos calouros em projetos desenvolvidos nas Unidades Acadêmicas, tanto nas áreas de ensino, como na pesquisa e extensão.

Nas edições do UERJ Sem Muros, ao apresentarmos o pôster do "Conheça a Universidade", temos a satisfação de contar com a participação de alunos que foram recepcionados por nós, quando ingressaram na Universidade, engajados em diferentes projetos da Universidade. Esses alunos fazem questão de elogiar o projeto.

Objetivos Gerais

As atividades têm como objetivos, acolher os novos alunos, promover a integração dos calouros com os alunos veteranos, transformar a cultura do trote violento, em ação de solidariedade e conscientizar os estudantes sobre a responsabilidade social e moral de quem cursa instituição pública de ensino de qualidade.

Objetivos Específicos

O Foco principal é minimizar o "trote" na Universidade, integrar os alunos calouros e veteranos de todos os Campi da Universidade, apresentar conhecimento sobre a dinâmica da Universidade, os espaços físicos e as inúmeras ações desenvolvidas, indicar as possibilidades da participação dos novos alunos, em projetos desenvolvidos por professores, nas Unidades Acadêmicas, tanto nas áreas de ensino, como na pesquisa e extensão.

Público-alvo: Calouros, veteranos, familiares e comunidade uerjiana.