Aos estudantes da UERJ, veteranos e calouros

A concomit√Ęncia do Calend√°rio de 2017.2 juntamente com a chamada antecipada dos calouros de 2018.1, foi aprovada por unanimidade, em todos os f√≥runs internos da UERJ, inclusive o CSEPE, e, no dia 13/03/18, foi tamb√©m aprovada pelo Conselho Estadual de Educa√ß√£o do RJ (CEE-RJ), com a periodicidade de 100 dias letivos, conforme legisla√ß√£o vigente.

O novo Calendário Acadêmico, referente a 2017.2 e 2018.1, está na página da UERJ para que todos possam consultá-lo, bem como o Calendário referente a 2018.2.

A concomit√Ęncia /¬†justaposi√ß√£o¬†aprovada para esses per√≠odos iniciar-se-√° em 18/04/18, uma vez que o t√©rmino das aulas do semestre letivo de 2017.1 aconteceu em 20/03/18 e o t√©rmino desse per√≠odo, em 28/03/2018. Cada Unidade Acad√™mica, por meio de seus Conselhos Departamentais, desenvolveu seu pr√≥prio desenho de oferta de disciplinas, de acordo com cada uma de suas especificidades, para atender tanto aos calouros quanto aos veteranos.

Importante destacar que os veteranos seguirão o fluxo da periodicidade de seus cursos, ou seja, concluíram 2017.1 e se matricularam, agora, em disciplinas referentes ao semestre letivo de 2017.2.

Somente os calouros com entrada em 2018.1 foram convocados, antecipadamente, para iniciarem seus cursos. Em todos os cursos, as disciplinas oferecidas aos veteranos para o semestre de 2017.2 e todas aquelas referentes aos calouros de 2018.1 foram implantadas no SAG, conjuntamente. Ao final desta implanta√ß√£o foram todas migradas para 2018.1, conforme aparecem no Sistema SAG, o que possibilitou a implanta√ß√£o da concomit√Ęncia desses per√≠odos letivos.

No Boletim Acadêmico e no Histórico Escolar dos estudantes será lançado o período letivo de 2017.2 com uma observação sobre a justaposição, devidamente autorizada pelo CEE-RJ, citando, inclusive, todos os documentos que a ratificaram, de modo que a mesma fique clara e torne-se esclarecida para todos.

Acredito que a nossa Universidade, por meio de todas as suas Unidades Acadêmicas, envidou todos os esforços para que fossem contornados os possíveis impasses que esta ousada solução possa apresentar, uma vez que os estudantes da UERJ são a nossa maior razão de ser. Essas medidas também garantem que o Calendário Acadêmico de 2019 iniciará suas atividades em fevereiro de 2019. Todo esse esforço foi idealizado pensando em nossos estudantes.

Boas-vindas a todos, veteranos e calouros de nossa querida UERJ!

¬Ľ Departamentos e Coordenadorias

Criado em janeiro de 1996, o Departamento de Orienta√ß√£o e Supervis√£o Pedag√≥gica, vem ao longo dos anos desenvolvendo atividades de assessoria √† Sub-reitoria de Gradua√ß√£o (SR-1) e √†s Unidades Acad√™micas em quest√Ķes t√©cnico-pedag√≥gicas, al√©m de orientar estudantes e professores em aspectos acad√™mico-administrativos.

Criado em março de 1994, o Departamento de Seleção Acadêmica é responsável pelo planejamento, coordenação e acompanhamento da realização de todas as etapas pertinentes ao Exame Vestibular, em conjunto com os demais Departamentos da SR-1, organizando e supervisando a execução de todas as etapas acadêmicas do processo seletivo de acesso aos cursos de graduação da UERJ.

Criada em abril de 2012, a Coordenadoria de Articula√ß√£o e Inicia√ß√£o Acad√™micas prop√Ķe pol√≠ticas de articula√ß√£o entre os diferentes graus de ensino ministrados dentro e fora da UERJ, estabelecendo no plano interno, a articula√ß√£o necess√°ria entre o Instituto de Aplica√ß√£o Fernando Rodrigues da Silveira e as outras Unidades Acad√™micas.

 

Criada em abril de 2012, a Coordenadoria de Projetos Especiais e Inova√ß√£o prop√Ķe, orienta e coordena programas e projetos especiais voltados ao aprimoramento da gradua√ß√£o, incluindo a modalidade do ensino a dist√Ęncia (EAD), visando a ado√ß√£o de novas tecnologias e metodologias educacionais.

Criado em março de 1994, o Departamento de Estágios e Bolsas, é responsável pelo planejamento, divulgação, coordenação, execução, acompanhamento e avaliação das atividades discentes relativas a Estágios e Bolsas vinculadas à Sub-reitoria de Graduação e relativas à oferta de oportunidades e colocação do egresso da Universidade no mercado de trabalho.

Criado em janeiro de 1996, o Departamento de Administração Acadêmica é o responsável pela matrícula, registro acadêmico e diplomação dos alunos da graduação, expedição e registro dos diplomas de pós-graduação, pela elaboração e acompanhamento dos eventos do calendário e cronogramas acadêmicos da graduação, gestão do sistema informatizado de controle dos alunos e apoio às atividades desenvolvidas pelas Unidades Acadêmicas.

 

O grande educador Paulo Freire j√° dizia que "a realidade n√£o pode ser modificada, sen√£o quando o homem descobre que √© modific√°vel e que ele pode faz√™-lo." O momento para as grandes e pequenas transforma√ß√Ķes na educa√ß√£o √© agora, mas n√£o existir√° mudan√ßa se n√£o houver mudan√ßa de estrutura, de postura; se n√£o houver a busca de novos caminhos para que possam ser trilhadas novas caminhadas; se n√£o houver rompimento de barreiras; se continuarmos com uma vis√£o restrita e preconceituosa das tecnologias. Leia mais...