Rede Sirius – Rede de Bibliotecas Uerj

A Rede Sirius – Rede de Bibliotecas Uerj, é constituída por 4 núcleos, 4 seções e 26 bibliotecas distribuídas em todos os campi da Universidade: Rio de Janeiro (Maracanã e entorno, Centro, Botafogo, Zona Oeste), São Gonçalo, Duque de Caxias, Resende, Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. O campus Maracanã concentra a Direção da Rede, 13 bibliotecas e os Núcleos com suas respectivas seções: PLANAD – Planejamento e Administração; NPROTEC – Processos Técnicos; MID – Memória, Informação e Documentação; e INFORMAT – Informática.

O acervo físico da Rede de Bibliotecas é composto de 310 mil obras, incluindo livros, teses, dissertações, mapas, CDs e patentes. Todo o conteúdo por ser localizado pela internet no Catálogo Online.

Através da ferramenta de pesquisa Descubra, podem ser consultados, além das coleções impressas, o acervo de mais de 22 mil livros eletrônicos e bases de dados nacionais e estrangeiras.

O acesso ao texto completo das teses e dissertações eletrônicas, produzidas na Universidade, pode ser obtido através da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD.

A Rede de Bibliotecas Uerj mantém uma prática constante de comunicação eletrônica, iniciada com um Blog – o segundo de uma biblioteca universitária no país e primeiro no estado do Rio – e presença ativa nas redes sociais Facebook e Twitter. Possui, ainda, um site próprio onde disponibiliza todas as informações necessárias aos seus usuários, como endereço e telefone de cada biblioteca, equipes, orientações a empréstimos, consultas a acervo, entre outras.

Com um trabalho voltado para o atendimento ao usuário, capacitação dos servidores, incentivo à criação e desenvolvimento de rotinas, focalizado nas mais modernas práticas de gestão de talentos e pessoas, a Rede Sirius é um dos alicerces da Universidade, que é uma das melhores do Brasil na gestão de informação e conhecimento, suporte ao ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.