Público vai escolher vencedor do Festival Pelas Bandas da UERJ

02/09/201913:39

Estão abertas, até 6 de setembro, as votações pela internet para escolher a banda campeã do Festival Pelas Bandas da UERJ. “Ser artista independente não é algo fácil, depende do esforço, autoinvestimento e confiança em si mesmo. Porém, acima de tudo, é necessário visibilidade para fazer com que sua arte chegue até outros, para que seu trabalho seja valorizado e todo o esforço valha a pena”. Foi com essa ideia em mente, de ajudar artistas independentes, que o professor Ricardo Benevides, da Faculdade de Comunicação Social (FCS), e o Centro de Tecnologia Educacional da UERJ (CTE) decidiram criar o Festival.

Produzindo e apresentando o programa de rádio “Pelas Bandas da UERJ”, em seu quarto ano no ar, Benevides passou a conhecer mais artistas independentes e a procurar saber suas histórias. “A gente queria dar mais um espaço, que não fosse só a rádio, para os artistas que passavam lá no programa. Para nós, é importante dar visibilidade para os artistas independentes, com trabalho autoral, e fazer com que eles tenham a chance de trocar experiências com o público”, revela.

A exemplo do sucesso do Festival Curta na UERJ, também realizado pelo CTE e que já está em sua oitava edição, o objetivo é que o Festival Pelas Bandas na UERJ seja anual. Nossa proposta é incentivar a cultura musical no ambiente universitário, buscando evidenciar e valorizar novos talentos do cenário independente”, explica Eneida Leão, coordenadora da Rádio UERJ.

São 13 os candidatos classificados para a próxima fase do evento, que dependerá do voto público para escolher quem se apresentará na Concha Acústica da Universidade, no dia 26 de setembro. Além do vencedor, o show contará com outros artistas que já passaram pelo programa “Pelas Bandas da UERJ” como entrevistados. “Pode-se esperar muita música, muita alegria e muita diversão. Teremos três artistas convidados, já consagrados no cenário musical independente: Manoel Magalhães, Alan James e Djangos”, conta Eneida.

A lista dos finalistas já está disponível no site http://www.pelasbandasdauerj.uerj.br/, onde também é possível conhecer seus trabalhos e escolher o grande vencedor.