UERJ sedia 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

27/05/201913:31

Ressaltando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), o reitor da UERJ, professor Ruy Garcia Marques, recepcionou convidados, autoridades, profissionais de saúde, estudantes e corpo docente presentes na noite da última sexta-feira (24/5), no Teatro Odylo Costa, filho, durante a cerimônia de abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (CES/RJ).

“Em 2018, como ocorreu em diversos países do mundo, celebramos na UERJ os setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em seu 25º artigo, essa declaração afirma que todas as pessoas têm direito à saúde e ao bem-estar, incluindo direito à alimentação, ao vestuário, à educação, à assistência médica e aos serviços sociais necessários. O Sistema Único de Saúde (SUS) e suas bases doutrinárias, como já foi dito, foram gerados em 1986 e regulamentados por lei, em 1990. Sem dúvidas, essa foi uma grande conquista para nosso país e todos os cidadãos brasileiros”, relembrou o reitor, que também é médico e professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

A 8ª CES/RJ ocorreu no último fim de semana, na Universidade, com encerramento na tarde deste domingo, e antecede a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada no mês de agosto.

As conferências estaduais de saúde do estado ocorrem a cada quatro anos e configuram um importante espaço de debates e proposições para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro serviu para a consolidação dos relatórios enviados pelos 92 municípios do Rio de Janeiro, elaborados nas etapas locais. A 8ª CES/RJ formulou propostas para a saúde de todo o estado e para a 16ª CNS, a ser realizada em Brasília, nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto. No evento foram eleitos os delegados para a conferência nacional.

Além do anfitrião, dentre outras autoridades, compuseram a mesa solene o atual secretário de estado de Saúde e ex-diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Edmar Santos; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Zaira da Costa; a coordenadora da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada estadual Martha Rocha; e a deputada estadual Enfermeira Rejane de Almeida.