UERJ dá boas-vindas a alunos estrangeiros

15/08/201915:49

Diretoria de Comunicação da Uerj

Universidade recebe estudantes de diferentes países e fortalece cultura de empatia

Espírito acolhedor e disponibilidade em ajudar ao próximo. Essas são as principais características que os estudantes estrangeiros destacaram nos brasileiros durante a reunião de boas-vindas aos intercambistas, promovida pela Diretoria de Cooperação Internacional (DCI). A acolhida foi realizada na quinta-feira (15/08), no auditório da Reitoria, e contou com a participação dos alunos estrangeiros e nativos, participantes do Programa Amigo. 

Atualmente, a UERJ possui 205 acordos de cooperação com universidades estrangeiras. No segundo semestre de 2019, a Universidade recebeu 14 alunos de graduação e de pós-graduação, vindos de países como Alemanha, Japão, França, Portugal, Chile e Bolívia. Entre eles, o alemão Mark Arnold, estudante de Engenharia Mecânica em Hochschule RheinMain, que veio estudar no Brasil após um visita ao Rio no ano passado. “Eu escolhi o Brasil porque queria fazer um intercâmbio fora da Europa e como tinha amigos aqui no Rio, pensei que seria uma ótima opção”. Mark, que já tinha interesse na América Latina, escolheu a UERJ pela semelhança com a grade de sua universidade. No país desde o final de julho, o jovem vem se adaptando aos poucos, mas já destaca algumas qualidades nos brasileiros que têm contribuído para a sua adaptação. “A UERJ me pareceu muito amigável. Os brasileiros também. São muito abertos e receptivos. O difícil é que não falo muito português”. 

Se para muitos alunos estrangeiros a língua é uma das maiores dificuldades de adaptação, para Annika Formanek, também da Alemanha, o português não é nenhum problema. Estudante de Letras Inglês-Português, na Universidade Justus Liebig de Giessen, em Hesse, a jovem escolheu o Brasil justamente por saber que teria oportunidade de praticar o português. “Eu podia escolher entre Portugal e Brasil. Então eu escolhi vir para cá porque as chances de praticar o português são maiores. Em Portugal, muitas pessoas falam inglês, então é mais fácil não falar português. Aqui é o contrário”. 

Além dos estudantes, a recepção contou com a presença do reitor Ruy Garcia Marques, que ressaltou a importância dos programas de intercâmbio como valiosa troca cultural. “A UERJ se fortalece com a chegada dos estudantes estrangeiros. Uma boa recepção causa uma boa ambientação e, consequentemente, bons resultados”. 

A reunião de recepção acontece todo início de semestre e é uma das várias iniciativas da DCI para tornar a experiência dos intercambistas no Rio cada vez mais acolhedora. Um deles, o Programa Amigo, é pensado justamente como forma de imersão não apenas na Universidade, mas na cultura do país.