Segundo Exame de Qualificação do Vestibular 2020 será realizado neste domingo

13/09/201914:24

Com mais de 50 mil inscritos, prova é uma oportunidade para candidatos aumentarem a nota

Acontece neste domingo (15/09) o 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2020 da UERJ, uma segunda chance para os candidatos que não conseguiram realizar o 1º Exame ou que gostariam de aumentar sua nota. No ano em que o Vestibular comemora 25 anos, o 2º Exame contou com 51 mil inscritos, número substancialmente maior do que nos últimos três anos.

A prova segue o mesmo modelo do 1º Exame de Qualificação: conta com 60 questões, divididas entre as áreas de conhecimento de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Língua Estrangeira. Desde o Vestibular 2017, as provas abordam também uma obra como leitura obrigatória. Para o 1º Exame de Qualificação, foi escolhido o livro “Hora de Alimentar Serpentes”, de Marina Colasanti. Para o 2º Exame, será utilizada a obra “Gota D’Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes e, para o Exame Discursivo, serão cobrados os livros “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, para a prova de Redação, assim como “Antes de nascer o mundo”, de Mia Couto, para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas.

Desde o Vestibular 2017, o Departamento de Seleção (DSEA) oferece um ciclo de palestras sobre os livros abordados com convidados especiais. Os eventos são transmitidos ao vivo e gravados no canal do Youtube da TV UERJ.

De acordo com o número de acertos, o candidato pode receber conceito de A a E, sendo A o maior conceito, correspondente à faixa de 43 a 60 acertos, e E o menor conceito, de 0 a 24 acertos. O candidato que tirar conceito E não poderá realizar a 2ª fase do Vestibular (Exame Discursivo), quando é feita a escolha do curso e modalidade da concorrência.

A UERJ não participa do ENEM e, portanto, possui sua própria seleção, a qual contempla também o ingresso na Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).