Rede Sirius incorpora plataforma digital com milhares de títulos acadêmicos

28/02/201911:14

Diretoria de Comunicação da UERJ

O uso de arquivos digitais tem se tornado cada vez mais necessário na rotina de estudantes. Para atender a essa demanda, a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ passou a disponibilizar a seus usuários mais de oito mil títulos, em português, que compõem o acervo da Minha Biblioteca, plataforma de acesso digital desenvolvida a partir de um consórcio formado por quatro grandes editoras de livros acadêmicos do Brasil.

A novidade pode ajudar ainda mais estudantes como Karen Kulikoff e Robson Arruda, ambos do 8º período de Engenharia Elétrica, que afirmam utilizar bastante o catálogo online da UERJ. Operado na plataforma SophiA Biblioteca, software de gestão de escolas e bibliotecas utilizado por diversas instituições acadêmicas, o catálogo possibilita a alunos, docentes e servidores que consultem, reservem e renovem livros, e-books e demais publicações.

A consulta é feita no endereço http://catalogo-redesirius.uerj.br/sophia_web ou em aplicativo para tablets e smartphones. “O SophiA me ajuda bastante. É uma ótima ferramenta para quando não estou na UERJ”, destaca Karen. Com a disponibilização da Minha Biblioteca – viabilizada com o apoio da Reitoria –, o acervo da UERJ passa a contemplar títulos que podem não ser encontrados no espaço físico das bibliotecas da Universidade. A plataforma possui ainda recursos multimídia para anotações, fichamentos e leitura em voz alta.

O acesso ao conteúdo da Minha Biblioteca pode ser realizado por meio do mesmo login utilizado para o catálogo online original da Rede Sirius. “É um divisor de águas em termos de volume de conteúdo, favorecendo, de forma quantitativa e qualitativa, a base bibliográfica necessária à formação dos alunos de graduação e de pós-graduação”, enfatiza Rosangela Salles, diretora da Rede Sirius.