Nova Edição do UERJ em Questão destaca pesquisas e conquistas

09/09/201914:10

Foi lançada esta semana a edição 107 da publicação UERJ em Questão. Nela, o leitor pode conferir que a Universidade, após uma inóspita crise financeira, está em processo de conquistas e superação de desafios. Investimentos na infraestrutura dos campi e unidades externas, assim como avanço em pesquisas e inovação tecnológica estão entre os destaques.

A revista traz ainda a celebração dos 25 anos do Vestibular UERJ (DSEA/SR1) e o documentário que o Centro de Tecnologia (CTE) lançou em parceria com o canal Futura, sobre um projeto desenvolvido na Faculdade de Formação de Professores (FFP).

Outro destaque é a pesquisa do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (LARAMG), que descobriu resíduos da lama da Samarco no Arquipélago de Abrolhos, como também o progresso nas pesquisas da Faculdade de Oceanografia (FAOC), no Oceano Atlântico tropical.

A publicação também traz em destaque o Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), o primeiro hospital da rede pública a empregar tecnologia tão avançada. Ainda nesta edição o acolhimento de refugiados feito na Universidade, por meio da Cátedra Sérgio Viera de Mello, que atua com ação inter e multidisciplinar.

Mostramos ainda pesquisa que comprova a melhora na alimentação dos usuários do Restaurante Universitário (RU) e a implementação do Programa Amigo, criado pela Diretoria de Cooperação Internacional (DCI) para receber o aluno intercambista.

Por último, o leitor vai conhecer o logotipo comemorativo dos 70 anos da UERJ. As celebrações serão abertas a partir do dia 4 de dezembro, data de celebração dos 69 anos. A Diretoria de Comunicação (Comuns) desenvolveu um selo para reverenciar o passado, presente e futuro, deixando uma marca festiva e consolidada.