IEFD lança grupo de apoio na redução de peso corporal

28/03/201911:01

Diretoria de Comunicação da Uerj

O Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) lança, em 1º de abril, seu primeiro grupo de apoio na redução do peso corporal. As inscrições estão abertas para interessados de todo o estado do Rio de Janeiro. Com o intuito de promover atividades que estimulem o corpo e a mente no tratamento contra a obesidade e o excesso de gordura corporal, o grupo terá duração de 10 meses, com reuniões a partir das 8h30, na sala 8.104, bloco F, às segundas, quartas e sextas. Os alunos serão acompanhados por uma equipe interdisciplinar que inclui psicólogos, nutricionistas, médicos e profissionais de educação física. 

De acordo com Luciane Pires, professora do Departamento de Ciências da Atividade Física do IEFD e coordenadora do projeto, o principal objetivo do grupo é oferecer um tratamento com abordagem holística, buscando solucionar não apenas problemas na saúde física, mas também desequilíbrios energéticos e emocionais. “Queremos muito enfatizar a necessidade do equilíbrio emocional e psicológico. Por isso, a importância da expressão ‘equilíbrio do corpo e da mente’ para esse tipo de tratamento”, explica. 

Segundo a professora, mais do que a questão da perda de peso, será interessante também notar as mudanças na mobilidade dos participantes. As atividades serão variadas e incluirão danças, folclore, meditação, ioga, grupo de nutrição comportamental, entre outras. Nos primeiros encontros, os participantes serão apresentados aos professores, que proporão dinâmicas de integração. O grupo de apoio é um projeto do Laboratório de Fisiologia Aplicada à Educação Física (LAFISAEF) e conta também com a parceria de unidades como Faculdade de Enfermagem, Instituto de Nutrição, ambulatórios de obesidade e de diabetes da Policlínica Piquet Carneiro.  

Para participar do grupo, é necessário ter Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 35. O grupo disponibiliza 30 vagas para início imediato, sendo que outras 30 ficarão como cadastro de reserva. Inscrições e informações pelo WhatsApp (21) 99386-6517 ou pelo telefone (21) 2334-0107.