FEBF apresenta plano de ação à Administração Central

27/11/201811:29

Diretoria de Comunicação da Uerj

                                                               Reunião apresentou um breve diagnóstico da unidade

Na última quinta, 22 de novembro, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), em Duque de Caxias, realizou uma reunião com a presença de autoridades e estudantes para apresentar os principais desafios do polo referência em formação docente na região.

Na ocasião, foi apresentado um breve diagnóstico da unidade, ponto de partida necessário para negociação de perspectivas para a execução de seu Plano de Ação. Este inclui convênios de formação de professores das redes municipais de educação que ainda não cursaram licenciaturas; a formação e a consolidação de um fórum permanente de discussão com gestores e equipes pedagógicas da rede estadual que forma professores das séries iniciais; e o fomento de pesquisas na modalidade de especialização, ao qual se acrescenta a consolidação de constituição de grupos de pesquisa aos sábados, cujo objetivo é o de contemplar o estudante-trabalhador, bem como envolver a comunidade do entorno em atividades educativas e culturais, com forte ênfase sobre atividades extensionistas.

O diretor da FEBF, Luciano Ximenes Aragão, reafirmou o compromisso de uma Universidade socialmente referenciada, tendo como eixo suas ações estratégicas de interiorização. “Constituiu-se um momento de reflexão e de negociação de práticas que reforçam a negação de certa clivagem entre a Administração Central e suas unidades externas. Isso vem sendo reiterado pela atual Reitoria contribuindo, assim, para a criação e o fortalecimento de um clima de trabalho muito estimulante em nossa Unidade”, disse o docente. 

Estiveram presentes na reunião o reitor Ruy Garcia Marques; a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington; a vice-diretora Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira; a sub-reitora de Graduação , Tânia Carvalho Netto, o sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura; a sub-reitora de Extensão e Cultura, Elaine Ferreira Torres; o diretor de Informática, Gustavo Castro; a superintendente de Recursos Humanos, Márcia Caoduro; a diretora de Administração Financeira, Maria Thereza Lopes de Azevedo; e o diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH), Lincoln Tavares Silva.