Centro de Infusão da PPC comemora 5 anos de atuação

14/05/201913:08

Aconteceu nesta segunda-feira (13) o evento de comemoração pelos cinco anos do Centro de Infusão da Policlínica Piquet Carneiro (PPC).  A atividade foi organizada pela Coordenação de Enfermagem da PPC. A programação contou com uma apresentação do centro, mostrando estatísticas relevantes do setor e novos fluxos de trabalho.

Além disso, foram realizadas mesas-redondas, palestras, debate, homenagem aos pacientes e um curso de atualização para profissionais da enfermagem. O evento também marcou o início da programação da 80º  Semana de Enfermagem da UERJ.

Segundo a coordenadora do Centro de Infusão de Terapia Biológica da PPC, Alyne Corrêa de Freitas Reis, o setor é um dos poucos lugares no âmbito do SUS que se dedica a administração ambulatorial de medicamentos biológicos, favorecendo a adesão ao tratamento e ampliando a qualidade de vida dos usuários.

“Nosso centro não está vinculado a um único ambulatório, mas atende atualmente pacientes das especialidades de gastroenterologia, pneumologia, reumatologia, alergologia e neurologia”, disse Alyne. “Realizamos, nestes cinco anos, mais de 3500 infusões de biológicos. Temos atualmente 136 pacientes ativos realizando a terapia conforme sua especificidade patológica”, ressaltou.

O Centro realiza atendimento pré e pós-infusional, de forma a avaliar o paciente e reduzir as chances da ocorrência de reações adversas. Além disso, estabelece o vínculo entre os pacientes e a equipe do centro de infusão, o que facilita a adesão e manutenção do tratamento.

O evento contou com a participação de representante da reitoria, direção da policlínica Piquet Carneiro, da escola de enfermagem e das chefias médicas dos setores de repouso.