Carta Aberta aos Calouros 2019.2

05/08/201915:17

“O Sorriso vem sempre de longe…”

José Saramago

A cada ano a Universidade se renova com o ingresso de estudantes que querem conhecê-la em tudo o que ela é capaz de oferecer. E, quanto a isso, como é rica em oportunidades a nossa UERJ!!!

Símbolo de resistência, efervescência, sempre em busca da construção de uma educação superior pública de qualidade, socialmente referenciada e compromissada em contribuir com o desenvolvimento do Rio de Janeiro, do Brasil, visando um mundo melhor. Todavia, como poderemos ser melhores se não nos instigarem a pensar e repensar valores e práticas diuturnamente constituídos, mas que não se demonstram eficazes?

Pôr em xeque ciência, técnica, política e arte constituídas em “múltiplas faces” do fazer e do SER é a razão primordial de uma instituição pública e crítica, como são as universidades, o que se articula às atividades de descoberta, ensaio e criação.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro vive! E por que é assim?

Estamos mais do que nunca fortalecidos e cônscios de que a nossa estrada – percorrida no ensino superior público, em nosso estado e país – valeu e vale a pena! Isso reforça a nossa missão de, a cada ano, poder receber mais estudantes, que nos escolheram, formar profissionais qualificados, unir técnicos administrativos, professores e alunos em projetos de ensino, de pesquisa, de interiorização e internacionalização, sempre em busca da excelência constituída no logos de cada sujeito. Seja na palavra, no discurso, na linguagem, no estudo prático e teórico, associados ao cotidiano de cada uma das profissões, face ao mundo do trabalho.

Conscientes de nossa sempre desafiante missão, parafraseamos José Saramago:

“É com um sorriso amadurecido pelos anos que os recebo na nossa querida UERJ, Universidade em que vivo e sonho por longo tempo… Movida pela vontade de transformar o desejo em ação e da qual os estudantes são a nossa razão de ser…”

A nossa UERJ vale a pena!

Sejam bem-vindos!

Professora Tânia Carvalho Netto