Biovasc busca voluntários para pesquisa sobre gordura abdominal

27/05/201910:46

Diretoria de Comunicação da Uerj

O Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular (Biovasc), do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag), está selecionando voluntários para participar de uma pesquisa que tem como objetivo analisar os efeitos do acúmulo de gordura abdominal. Podem se candidatar homens e mulheres de 18 a 50 anos, acima do peso – com índice de massa corporal (IMC) de 20 a 39,9. 

A gordura na região do abdômen é a mais nociva, pois se localiza ao redor de órgãos importantes como o fígado, o pâncreas e os rins. “Devido a alterações metabólicas, a chamada gordura visceral se torna  responsável por desencadeamentos que levam a aumento de glicose e hipertensão, elevando o risco cardiovascular”, explica o médico Alexandre Augustus, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Clínica e Experimental (FISCLINEX).

Após triagem, serão realizados vários exames gratuitamente, dentre eles a densitometria, que analisa a composição corporal e a quantidade de gordura visceral. É importante ressaltar que se trata de uma ação voluntária e não direcionada ao tratamento. Os interessados devem estar atentos a algumas restrições: fumantes, pessoas que enfartaram, que sofreram AVC recentemente, ou pacientes pós-bariátricos estão impedidos de participar. Além disso, algumas patologias graves como cirrose, insuficiência renal crônica, doença autoimune, dentre outras, também são impeditivas. 

Para candidatar, basta entrar em contato pelo telefone (21) 2334-0703, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo whatsapp (21) 98508-2504 (Denise). O Biovasc fica no Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, Campus Maracanã – Rua São Francisco Xavier, 524.