Alunos de Geografia visitam a Amazônia e compartilham impressões com a produção de material digital

19/07/201913:14

Uma turma de alunos da disciplina Geografia da Amazônia, da graduação de Geografia, viajou em maio para uma aula de campo na floresta. A expedição provocou impacto nos participantes e gerou muitos resultados que podem ser conferidos pela comunidade acadêmica e pela população em geral. O material começou a ser disponibilizado no mês de junho. O grupo de 21 alunos de Geografia, liderados pelos professores Leandro Andrei e pelo doutorando do Luiz Henrique Alves da Silva, conheceu a Amazônia, no município de Alta Floresta, no Mato Grosso.

“O objetivo da disciplina foi apresentar o processo de reocupação da Amazônia, assim como os agentes inseridos nesse processo e seu papel na formação territorial da Amazônia como hoje conhecemos”, revela Andrei.

Os organizadores da aula prática consideram que com tamanha imensidão, o bioma mais importante e mais complexo do território brasileiro é pouco tratado nas salas de aula do Sudeste brasileiro e quando tratado, é de maneira muito superficial. Para compartilhar as informações o grupo que viajou se uniu a outros sete alunos e produziu o material digital que está disponível, inclusive os planos de aula, e está finalizando um documentário que será lançado no início do segundo semestre deste ano. Assista uma prévia do filme.

É possível navegar pelo histórico da viagem e conhecer um pouco mais sobre os caminhos e perspectivas geográficas percorridos pelos estudantes. Uma revista eletrônica registra ainda mais sobre a expedição da Geografia da UERJ.

“Ao olharmos de fora para a Amazônia, vemos apenas um grande vazio demográfico, onde só escutamos sobre desmatamento e avanço do cinturão agrícola, não tendo noção das diversas “Amazônias” que existem e existiram naquela região”, explica o professor.

Exposição –  A mostra de fotos e vídeos montada no Hall do 4o andar, do Bloco F, no Campus Maracanã, vai ser reinaugurada com o início das aulas do segundo semestre. O espaço vai receber visitas agendadas de alunos de outros cursos e até de escolas do ensino fundamental.