Setor de japonês realiza aula aberta

Início: 07/05/201912:30 | Término: 07/05/201916:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Setor de Japonês do Instituto de Letras realiza, no dia 7 de maio, aula aberta de cultura japonesa em sessão dupla. Na primeira parte, das 12h30 às 14h, o tema será a música tradicional japonesa. Já na segunda, das 14h30 às 16h, será abordado o budismo do período Nara (século VIII). O evento acontece na RAV 112, bloco F, 11º, com entrada franca e emissão de certificados de participação para cada palestra.

A história da música tradicional japonesa será apresentada por Ed Canto, pesquisador do tema pela Universidade Federal do Pará (UFPA), discorrendo sobre Gagaku (um tipo de música e dança clássica japonesa da antiga corte imperial) e outros gêneros. Glauco Hades mostrará as características do shakuhachi (flauta de bambu) e Vinícius Sadao discorrerá sobre shamisen (instrumento de três cordas). Por fim, serão executadas algumas peças musicais.

Em seguida, o monge Milton Yamada, do Templo Budista Jodoshu Nippakuji de São Paulo, fala sobre o período de 710 a 794, quando se construiu a primeira capital japonesa como parte do processo de unificação do Japão. Ele conta como, neste contexto marcado por muitas disputas políticas e por um grande desenvolvimento no campo literário e artístico, o budismo influenciou a cultura e a sociedade japonesa, permanecendo forte até os dias de hoje.