PPGCOM promove palestra “A instagramática do rádio”

Início: 04/04/201910:00 | Término: 04/04/201913:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

A professora e pesquisadora Debora Cristina Lopez, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), estará no dia 4 de abril, às 10h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ), para a palestra “A instagramática do rádio”.

Partindo do conceito de Instagramática apresentado por Highfield e Leaver (2016), a professora discute as apropriações do Instagram por emissoras de rádio. Considera as gramáticas da rede e do aplicativo em si e as affordances inscritas no objeto para compreender a relação do rádio com uma rede social fundamentada na imagem (parada e em movimento). A discussão principal trata da apropriação do vídeo (na timeline, nos stories e na IGTV) e sua relação com as imagens e com as dinâmicas de apresentação e consumo de conteúdo de rádio expandido na rede.

Debora Cristina Lopez é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. É professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, onde coordena a Central de Produção Público-Educativa, o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo. Desde 2015, atua também como coordenadora-adjunta do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

O auditório do PPGCOM fica localizado na sala 10.121, 10º andar, bloco F.