Nectar realiza debate sobre o filme “A Pedra”

Início: 08/05/201909:00 | Término: 08/05/201912:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Nectar (Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação), do Instituto de Nutrição, promove a aula aberta “Racismo na Universidade” no dia 9 de maio, às 9h. O objetivo é estimular as reflexões sobre o racismo na educação com a exibição do documentário “A Pedra: Três histórias de luta e resistência ao racismo”, a partir das vivências de Adelson Martins, Heloise da Costa e Roberto Borges. O filme traz um olhar sobre esses três personagens e aborda algumas de suas conquistas na luta antirracista. Ao final, os presentes serão convidados a participar de uma discussão sobre as temáticas apresentadas. O evento acontece na sala 12.030, bloco E, 12º andar.

Palestrantes:

Roberto Carlos da Silva Borges
Professor titular do Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais e do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do CEFET/RJ.  Atua na área Interdisciplinar, com foco nas relações raciais, no antirracismo, no cinema negro e nas práticas identitárias em mídias filmográficas.

Adelson Martins
Serralheiro e proprietário de serralheria. Aluno do Ensino Médio Técnico  no Pedro II (Campus Realengo). Voltou a estudar depois de 20 anos. Faz parte de um grupo de homens negros que se reúne para discutir sobre  negritude e suas raízes

Heloise da Costa
Mestranda em Relações Étnico-Raciais (CEFET/RJ), professora de Língua Portuguesa na Educação Básica, atuante nas práticas antirracistas na educação e nas discussões sobre racismo e linguagem

Davidson Davis Candanda
Jornalista, escritor e cineasta. Integra o coletivo de cinema Siyanda – Cinema Experimental do Negro.