Palestra explica importância da doação de medula óssea

Início: 24/09/201914:30 | Término: 24/09/201916:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

Já se imaginou salvando uma vida? Se você tem entre 18 e 55 anos de idade, está em bom estado de saúde, não tem doença infecciosa transmissível pelo sangue, não apresenta histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune, pode ser um doador de medula óssea e salvar uma vida!

Para auxiliar e incentivar esta causa, o Cepuerj, junto à 29ª Uerj Sem Muros e ao Laboratório de Histocompatibilidade (HLA), vai promover um evento de conscientização e esclarecimento. A palestra “Medula Óssea: Como Salvar Uma Vida”, com Mônica da Cruz Falci (HLA) e Cristina Figueroa (ONG Davida do Bom Samaritano) será realizada no dia 24 de setembro, às 14h30, no Auditório Cartola, localizado no Centro Cultural.

A doação de medula óssea é importante para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias, além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.

O HLA precisa de doadores voluntários com cadastro atualizado. Assim, poderá convocá-los caso um paciente compatível necessite da doação. Para o cadastramento, o doador deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante. Estes dados serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, em caso de identificação de compatibilidade com um paciente, você será contatado para realizar outros testes. Conheça mais em: www.hla.uerj.br