Especialistas do HUPE dão aulas à população sobre o câncer de cabeça e pescoço

Início: 07/07/201914:00 | Término: 08/07/201917:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

Profissionais do SUS participam de ação em apoio à Campanha Nacional do Julho Verde e realizam palestras gratuitas sobre a prevenção e o tratamento da doença

Nesta segunda-feira (8/7), das 9 às 14h30, profissionais das diferentes áreas que cuidam das pessoas que vão ao ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto para iniciar ou manter o tratamento de um câncer na região da cabeça e pescoço se unem em um ciclo de palestras gratuitas e abertas ao público em geral. Em apoio ao “Julho Verde”, os especialistas que trabalham no atendimento pelo SUS vão dar aulas e depois tirar dúvidas sobre: cirurgia de cabeça e pescoço, fonoaudiologia, nutrição, enfermagem, assistência social, psicologia, odontologia e fisioterapia.

A importância de orientar e tirar dúvidas de prevenção, tratamento e reabilitação é uma iniciativa de entidades médicas internacionais, que celebram, no dia 27 deste mês, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço promove a Campanha Nacional Julho Verde, com o objetivo de reforçar a atenção às causas do câncer, os sintomas e cuidados para melhorar a qualidade de vida dos afetados pela doença.  

A cada ano, o Brasil registra 43 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer. Só no ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ao mês, são 40 novos pacientes, além de 160 pessoas atendidas em consultas de rotina. Também são feitas dezenas de biópsias e cirurgias de câncer avançado no mesmo período.

Os tumores de cabeça e pescoço são o nome comum do câncer que fica em regiões como boca, língua, palato mole e duro (céu da boca), gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais. Os de boca e de laringe são os mais frequentes em homens a partir dos 40 anos, depois do câncer de próstata. As principais causas são o cigarro, a má higiene bucal e o abuso de bebidas alcoólicas. O levantamento ainda aponta o câncer de tireoide como o quinto tumor que mais afeta as mulheres. Outra preocupação dos médicos é prevenir o aumento da incidência deste tipo de câncer, causado pelo papilomavírus (HPV), que é o principal fator do câncer de faringe e é transmitido pelo sexo oral.

O HUPE fica no Boulevard 28 de Setembro, 77, em Vila Isabel.