CPA 2010-2014

As intensas mudanças e o crescimento vivenciados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, no quadriênio 2008-2011, levaram a um repensar da comunidade uerjiana. A convite do Magnífico Reitor Ricardo Vieiralves de Castro, a comunidade se reuniu em dezembro de 2012 e deste encontro, com cerca de 150 servidores (docentes, técnicos e administrativos) e 20 discentes, a percepção de mudanças apontou para a revisão e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que teve início em 2013 e foi finalizado em 2014. O novo PDI foi construído para ser o norteador das atuais decisões/ações institucionais, mas que, podem permanecer para além do encerramento da atual gestão. Confrontou as diversas realidades, mas se sustentou baseado nos princípios do respeito às diversidades inerentes à comunidade Uerjiana, que conta hoje com 106 cursos de graduação; 32.916 estudantes (entre presenciais e a distância), 2.379 docentes, 5.618 técnico-administrativos e 5 Campi localizados em diferentes cidades e regiões do Estado.

As múltiplas experiências e a interação respeitosa permitiram que as diversidades convergissem para um foco comum, que permitirá incrementar a capacidade construtiva da UERJ a partir das metas estabelecidas e, dessa forma, alcançar os resultados esperados. Os direcionamentos adotados para o desenvolvimento representam o compromisso de toda comunidade da UERJ com o cumprimento das ações propostas, seu acompanhamento e avaliação, que comprovará a efetivação do plano traçado.

Com esta perspectiva, em 2014 o Projeto de Auto-Avaliação Institucional foi reativado e foi constituída a nova Comissão Própria de Avaliação (CPA) – Portaria 568/Reitoria/2014. A representatividade de cada segmento na CPA/UERJ procurou contemplar integrantes envolvidos nas áreas de administração, ensino, pesquisa e extensão considerando as experiências anteriores em processos de avaliação e seu engajamento nas questões universitárias.

Espera-se com a Avaliação Institucional detectar potencialidades, assim como, falhas e dificuldades; apoiar a busca de soluções para os problemas institucionais internos e sociais; subsidiar o estabelecimento de novas metas e prioridades e a tomar decisões que promovam as transformações necessárias. O desenvolvimento da Auto-Avaliação compreenderá diversas ações que serão distribuídas em três etapas: preparação, desenvolvimento e consolidação. Posteriormente à consolidação dos resultados da Auto-Avaliação, será divulgado o balanço crítico para socialização e discussão coletiva dos resultados, evidenciando as tendências e as potencialidades identificadas para a UERJ, a fim de definir um plano de ação.

O esforço de refletir sobre a avaliação interna da nossa Instituição converge, de forma significativa, para os princípios pensados, nacionalmente, o que garante para a UERJ um lugar na dianteira, em seriedade e excelência acadêmicas. Cabe ressaltar que, previamente à implantação da CPA, foi organizado um grupo de estudo designado pela Reitoria como, Equipe Técnica para elaboração de um projeto piloto adotado para a avaliação de três unidades acadêmicas com diferentes perfis de atendimento acadêmico e social. Após a análise, prevista para o terceiro trimestre de 2015, pretende-se divulgar os resultados à toda comunidade Uerjiana e, a partir daí, dar início a Auto-Avaliação abrangendo toda a Universidade.