Comunidade acadêmica da Uerj celebra início das aulas dos três cursos do campus Cabo Frio

28/02/202418:04

Diretoria de Comunicação da Uerj

 

O ano letivo de 2024 começou com um marco importante para a história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Nesta terça-feira (27), o recém-inaugurado campus Cabo Frio, na Região dos Lagos, recebeu as primeiras turmas dos novos cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais. Animados e esperançosos, os calouros foram recepcionados por professores e assistiram a aulas magnas, que abordaram as temáticas da saúde, ciência e biodiversidade.

Fruto do projeto de interiorização, o campus fica situado na Rua Arizio Gomes da Costa, 186, bairro Jardim Flamboyant, próximo ao Centro do município. As instalações serão provisoriamente compartilhadas com a antiga proprietária, a faculdade particular Ferlagos. O local contará com salas de aulas, laboratórios, bibliotecas e todos os recursos necessários ao bom funcionamento das três graduações.

A solenidade de abertura contou com a participação de diversas autoridades e alguns orgulhosos pais de alunos. “Nossa responsabilidade é formar bons profissionais, que possam atender às necessidades da população”, afirmou a reitora Gulnar Azevedo e Silva, ao agradecer o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dos parlamentares e dos servidores que se engajaram no projeto.

A reitora também declarou que a atual gestão estuda criar o curso de Enfermagem em Cabo Frio. “Nosso compromisso é garantir a expansão da Uerj, com planejamento e organização, entendendo que é papel da Universidade contribuir para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou.

A pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), também prestigiou o evento. Em sua palestra “O valor da ciência e o ensino médico”, ela comentou os ensinamentos da pandemia e destacou a formação humanista e a habilidade de escuta e cuidado, sobretudo com os pacientes idosos, como qualidades imprescindíveis para ser um bom médico. Já os alunos de Geografia e Ciências Ambientais acompanharam a aula ministrada pela bióloga e professora Elizabeth dos Santos Azeredo Coutinho Franco, atuante na vizinha São Pedro da Aldeia, sobre a biodiversidade da Costa do Sol e os desafios no território.

Ações e expectativas

O tão aguardado e concorrido curso de Medicina em Cabo Frio nasce pautado pela excelência de uma instituição reconhecida como uma das melhores do país. “A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) está estendendo as suas atividades para uma outra cidade, com a mesma proposta pedagógica e as exigências de qualificação dos corpos docente e discente que existem hoje no Rio de Janeiro”, afirma o diretor eleito da FCM, Rogério Rufino.

“Estamos começando este novo ciclo felizes, com muito entusiasmo e contando com o apoio de vários setores da Uerj e do Governo do Estado. É um processo de muitas etapas, que contemplam o provimento de infraestrutura, treinamento e capacitação”, explica. Atualmente, estão sendo realizados concursos públicos para compor o quadro de pessoal. Em 2024, serão convocados 22 professores efetivos e 12 técnicos administrativos para a FCM.

Ancorada no tripé indissociável Ensino, Pesquisa e Extensão, a Uerj também vai oferecer aos estudantes residência médica no Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, que funciona, desde dezembro de 2021, no prédio vizinho, atendendo mensalmente cerca de 600 pacientes encaminhados pelo Sisreg.

Participaram da cerimônia de outorga do edital Faperj o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo; a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva; o deputado estadual Doutor Serginho; o presidente da Faperj, Jerson Lima e o professor Mario Fritsch, da FCM

A unidade foi uma das contempladas no edital da Faperj de Apoio à Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Hospitais Universitários Sediados no Estado do Rio de Janeiro. Serão repassados à Uerj R$ 10 milhões em recursos para compra e manutenção de equipamentos hospitalares. O investimento incrementa a pesquisa clínica, ampliando a capacidade de diagnóstico e tratamento de doenças. A cerimônia de outorga com a presença dos demais ganhadores (UFRJ, UFF e Unirio) ocorreu após a aula inaugural do curso de Medicina.

Além do Hospital, a Uerj já participa da atenção básica em três unidades municipais de saúde em Cabo Frio. “Futuramente, outros convênios e aquisições deverão acontecer para aumentar as possibilidades de atuação dos nossos alunos. Formaremos excelentes profissionais e transformaremos a cidade em um dos polos de pesquisa no Estado, auxiliando na assistência à saúde de toda a população da Baixada Litorânea”, salienta Rufino.

A diretora eleita do Instituto de Geografia (Igeog), Cássia Brandão, também lembra os esforços envidados para a implantação do novo campus. “Foi um longo caminho que ainda está sendo trilhado. Há três anos, o projeto passa por análise de várias comissões. Continuaremos trabalhando para concluir os laboratórios e finalizar os concursos em andamento”, declara.

“Vamos firmar parcerias com entes públicos e privados que permitam a realização de estágios e projetos de extensão. São cursos que estão partindo do zero, então é importante estreitar laços com a comunidade ao redor”, pontua a professora. Ela destaca, contudo, que a chegada da Uerj já trouxe mudanças. “Novos servidores técnicos e docentes foram convocados. Além disso, a Uerj vai impulsionar a economia de Cabo Frio e adjacências formando mão de obra qualificada. Certamente, as ações concretizadas serão bem-sucedidas e contribuirão para o desenvolvimento da região”, frisa.

Uma nova jornada

Maynah e Rodrigo: calouros da FCM

Após um longo período de dedicação e sacrifícios pessoais, a aprovação no Vestibular é, para muitos, a realização de um sonho. Mas também significa o começo de uma nova e desafiadora jornada de estudos. É o caso da aluna de Medicina Maynah Melo de Souza, 28, que se mudou para Cabo Frio em 2023, depois de passar o réveillon na cidade. Ela cursava Arquitetura na capital fluminense e sair do curso não estava nos seus planos, até descobrir que seria inaugurado um campus da Uerj no município da Região do Lagos. “Era uma oportunidade boa demais para desperdiçar. Então decidi tentar Medicina, pois era a única opção disponível que me interessava. Estudei por pouco tempo para o primeiro Exame de Qualificação, mas em um ritmo muito intenso. Minha preparação foi em casa, com livros e provas antigas, além de vídeos na internet que me ajudaram bastante”, conta.

As altas expectativas estão sendo correspondidas. “Os professores e toda a equipe têm feito um trabalho maravilhoso, os veteranos do Maracanã nos acolheram muito bem e os calouros são pessoas incríveis. Sou muito grata a Deus pela oportunidade de cursar Medicina em uma das melhores do Rio, a dez minutos de casa, perto da minha família e da praia”, comemora.

Rodrigo Jardim Soares Botelho, 20, também alterou o rumo de sua trajetória acadêmica. Ele chegou a cursar Biomedicina na UFRJ, mas, em 2023, trancou o curso e então pôde perseguir seu real objetivo: a faculdade de Medicina. “Na época, assinei cursos online de matemática, física, redação e outras disciplinas. Posteriormente, tive aulas particulares de química e biologia com foco total na Uerj. Elas me ajudaram na resolução de questões, tirando dúvidas. Foi um ano de muito estudo”, relata.

Thomas vai começar o curso de Geografia

Assim que soube que seria lançado o curso de Geografia da Uerj em Cabo Frio, Thomas Oliveira da Silveira, 23, começou a se preparar. “Montei uma rotina completa, com bastante leitura e exercícios”, diz. Morador de Armação dos Búzios, ele agora celebra o resultado alcançado. “Estou feliz por retomar os estudos em uma universidade tão importante como a Uerj e pela possibilidade de cursar uma graduação em uma área de que gosto muito”, acrescenta.

Inédito na Uerj, o curso de Ciências Ambientais proporciona uma abordagem multidisciplinar, articulando diferentes conhecimentos das ciências naturais e humanas. Marcello Amaral de Oliveira, 34, se sente honrado em integrar a primeira turma. Formado em Administração em uma faculdade privada do município, ele precisou conciliar o trabalho com as aulas de um curso pré-vestibular aos sábados.

Marcello Oliveira, aluno de Ciências Ambientais

Para Oliveira, sempre foi um sonho a vinda de uma instituição de ensino superior pública, inclusiva e de qualidade para Cabo Frio. “Acredito que a presença da Uerj trará muitos benefícios econômicos, sociais e culturais para a Região dos Lagos”, conclui.

Nos próximos dias, os calouros vão assistir a palestras sobre o funcionamento dos cursos e da política de assistência estudantil da Universidade. Também serão realizadas outras atividades, cuidadosamente preparadas, visando à ambientação e ao acolhimento dos ingressantes.