Honrarias

Título “Professor Emérito”

O Título de Professor Emérito é concedido ao Professor Titular que se tenha aposentado após pelo menos vinte anos de serviço à UERJ e que tenha se destacado, de forma excepcional, pela capacidade e dedicação ao magistério.


Ordem do Mérito José Bonifácio

CRIAÇÃO: A “Ordem do Mérito José Bonifácio” é concedida a personalidades internacionais e estrangeiras que se tenham destacado nos setores da educação e da cultura, sobretudo em benefício da Universidade do Estado da Guanabara.

RESOLUÇÃO Nº 408/72
Cria a “Ordem do Mérito José Bonifácio”.

MODIFICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE CONCESSÃO: A “Ordem do Mérito José Bonifácio”, criada pela Resolução nº 408/72, será concedida a personalidades nacionais e estrangeiros que se tenham notabilizado nos setores da educação e cultura, sobretudo em benefício da UERJ. Os títulos da “Ordem do Mérito José Bonifácio” corresponderão aos Graus de Cavaleiro, Oficial e Grão-Oficial. As antigas “Ordem do Mérito José Bonifácio” de 2º grau correspondem às de “Cavaleiro” e as de 1º grau ao de “Oficial”.

RESOLUÇÃO Nº 492/80
Modifica os critérios de concessão da “Ordem do Mérito José Bonifácio” e dá outras providências.


Prêmio de Iniciação à Ciência

O Prêmio de Iniciação à Ciência foi criado em 16 de fevereiro de 1996 e denominado, num primeiro momento, de Prêmio de Iniciação à Ciência professores Eméritos da UERJ. Em 2001 o Prêmio teve seu nome alterado para Prêmio de Iniciação à Ciência. É concedido anualmente aos alunos que se destacaram na Semana de Iniciação Científica da UERJ. A cada ano o prêmio recebe o nome de professores eméritos da UERJ ou de personalidades que tenha se destacado na área acadêmica, científica ou cultural.

CRIAÇÃO: Cria o Prêmio de Iniciação à Ciência “Professores Eméritos da Uerj”
ALTERAÇÃO DO NOME: Altera o Nome do prêmio concedido a alunos nas semanas de Iniciação Ciêntífica da Uerj


I Prêmio de Extensão Profa. Maria Theresinha do Prado Valladares.

O Prêmio de Extensão Maria Theresinha do Prado Valladares, instituído pela Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR3) e o Departamento de Extensão, é uma entre as muitas homenagens feitas à professora que faleceu em 18 de novembro de 2009. O nome do prêmio homenageia a educadora Maria Theresinha por seu empenho na área de extensão e a reconhece como “mentora intelectual” do UERJ sem Muros, evento grandioso da nossa universidade, que democraticamente amplia o diálogo de sua produção com outros atores e movimentos sociais.

I Prêmio de Extensão Professora Maria Theresinha do Prado Valladares


I Prêmio de Graduação Fernando Sgarbi Lima

A Sub-reitoria de Graduação (SR-1) institui o I Prêmio de Graduação Fernando Sgarbi Lima que acontecerá na 10ª Semana de Graduação, no âmbito da 21ª UERJ Sem Muros, visando destacar os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos da graduação. A justa homenagem prestada ao Prof. Fernando Sgarbi Lima é o reconhecimento de seu trabalho junto à Graduação de nossa Universidade ao longo de 45 anos como Professor de História Moderna e Contemporânea. Em 1974 foi designado para o cargo de Sub-reitor para os Assuntos do Ensino de Graduação, acumulando o cargo com a direção do Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ.